Folha de S. Paulo


Para o aprendizado fluir bem, escolas precisam de boa gestão, diz pedagoga

Quando fazia a gestão das escolas paulistas da Rede Salesiana, em 2012, Selma Sabino Braga de Melo, 47, teve que estruturar o plano de formação da equipe.

Foi aí que, junto com a Universidade Católica de Brasília, deu início ao MBA em planejamento e gestão educacional. "Nós, da Rede Salesiana, apresentamos a necessidade de se criar um MBA na área e a universidade desenvolveu o programa", conta.

A proposta era montar um curso que atendesse a duas vertentes: a do ensino e a de gestão. "As escolas estavam muito voltadas para o lado pedagógico e faltava conhecimento em administração", lembra ela.

"Para o aprendizado dos alunos fluir bem, a escola depende de uma boa gestão e de planejamento", afirma Selma, que fez o MBA em 2013.

Com aulas a distância, o curso tem disciplinas que incluem gestão estratégica de instituições de ensino, fundamentos de contabilidade, planejamento e marketing.

Formada em pedagogia, Melo começou sua carreira dando aulas. "Meu sonho sempre foi transformar o mundo, e achei que dar aulas e ver os alunos aprenderem era um jeito de fazê-lo."

Anos depois, a pedagoga fez uma pós-graduação em administração escolar e mudou a carreira para a área de gestão.

"Fui me interessando por estas questões e acabei saindo da sala de aula", conta ela.

MBA em Planejamento e Gestão Educacional
ONDE Universidade Católica de Brasília (a distância)
DURAÇÃO 12 meses
VALOR R$ 8.747


Endereço da página:

Links no texto: