Folha de S. Paulo


Gerenciar redes sociais é nova opção para profissionais de marketing

Há cinco anos, não se sabia o que eram tablets. Em 2007, o iPhone revolucionou o mercado dos smartphones. E, antes de 2004, todos viviam sem Facebook.

O mundo passa por mudanças significativas e rápidas e os segmentos profissionais se transformam no mesmo ritmo. Novas áreas são criadas e há carreiras que surgem como uma espécie de versão atualizada de profissões tradicionais. Essas áreas podem ser uma oportunidade do jovem se destacar no mercado de trabalho.

A Folha ouviu recrutadores, professores universitários e profissionais para destacar características destas profissões como perfil desejado pelas empresas, salário inicial e onde há vagas, que servem de indicação para ajudar na escolha ou na evolução da carreira.

Confira as características do Marketing e da Análise de Mídias Sociais:

MARKETING

Paulo Troya/Folhapress
Daniela Boll, gerente de marketing
Daniela Boll, 36, gerente de marketing da Tip Top

Onde Estudar USP (Universidade de São Paulo), ESPM-SP, UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)

Duração do Curso 4 anos

O Que Faz Estudo de mercado, estratégias de venda, concepção do produto, elaboração de campanhas, ações dentro das empresas para melhorar a compreensão e o engajamento dos colaboradores, realização de eventos, investigação do comportamento das pessoas ao fazerem escolhas de compra

Salário Inicial R$ 2 mil

Perfil Desejado pelas Empresas Saber escrever bem, conhecer a sua área de atuação, ter ritmo para produção constante de conteúdo, capacidade de observação, facilidade para lidar com pessoas, boa comunicação, empreendedorismo e habilidade de negociação

Onde Há Vagas Empresas de serviços e varejo, indústrias, órgão públicos e terceiro setor

Visão de Quem Faz
"Os jovens criam uma expectativa um tanto glamorosa no que diz respeito ao dia a dia da profissão. A rotina do profissional não é nada glamorosa. Temos um volume de trabalho muito grande. Muitos pensam que o marketing só realiza campanhas publicitárias, desfiles e que vivemos em almoços e jantares com pessoas influentes, mas isso é apenas 10% do trabalho. Por trás dos bastidores disso tudo tem suor, dedicação e esforço"

Daniela Boll, 36, gerente de marketing da Tip Top

*

ANALISTA DE MÍDIAS SOCIAIS

Onde Estudar Belas Artes, ESPM, Senac, Anhembi Morumbi, Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), PUCSP e PUCRS (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e do Rio Grande do Sul), FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas)

Duração do Curso A partir de 40 horas (especialização), até 4 anos (graduação)

O Que Faz Planejamento estratégico e produção de conteúdo para as diversas redes em que a empresa está presente, relacionamento com os usuários, monitoramento do que acontece nos meios digitais

Salário Inicial R$ 1,6 mil

Perfil Desejado Pelas Empresas Ser apaixonado por redes sociais, tecnologia e comunicação. Facilidade em lidar com equipes diferentes, saber gerenciar demandas, gostar de planejar e ter perfil analítico

Onde Há Vagas Agências especializadas e empresas com produtos voltados ao consumidor final

Visão de Quem Faz
"Quem sonha em trabalhar com a área sabe que é preciso criatividade. Mas as pessoas acabam ignorando a importância de duas habilidades: agilidade e organização. É preciso trabalhar com rapidez nas interações e no gerenciamento de problemas. E também organização para planejar a quantidade e periodicidade de conteúdo e a análise de resultados"

Rafael Farias Teixeira, 28, gestor de comunidade no Mandaê

*

GESTOR DE MARKETING DE E-COMMERCE

Onde Estudar ESPM, FGV-SP, Senac

Duração do Curso A partir de 16 horas (introdução), até 2 anos (MBA)

O Que Faz Gerencia, controla e coordena os projetos de comércio eletrônico de um varejista online. Envolve-se com a parte de cobrança on-line, logística e produtos de clientes. Organiza a prospecção de novos produtos a serem disponibilizado na loja virtual.

Salário Inicial R$ 3 mil

Perfil Desejado Pelas Empresas Profissional que consiga aliar um perfil analítico com tomada rápida de decisões, com conhecimento em marketing e no ambiente digital. É desejável falar mais de um idioma

Onde Há Vagas Empresas de venda ou prestação de serviço online, escolas que ministrem cursos pela internet

Visão de Quem Faz
"O mercado digital tende a crescer cada vez mais no Brasil devido ao aumento do número de pessoas conectadas e ao crescimento da confiança neste tipo de transação, o que só deve aumentar a demanad por este tipo de profissional"

Flavia Matsuda, 33, gerente de marketing da Sofá Digital

Fonte: Hays, Stato e 2Get


Endereço da página: