Folha de S. Paulo


Novo aplicativo une exercícios e simulados do Enem a videoaulas

Voltado para o Enem, um novo aplicativo de ensino para vestibulandos vai reunir simulados, exercícios e as videoaulas do YouTube.

Um dos próximos lançamentos do Google, o EDUapp deve ficar disponível nas próximas semanas para o sistema operacional Android e vai somar os testes e simulados ao conteúdo hoje reunido no YouTube EDU, o canal de educação da empresa.

Alimentado por vídeos gerados pelos canais de professores e pré-vesibulares, como Manual do Mundo e Biologia Total, o YouTube EDU é hoje a maior plataforma de ensino gratuito para vestibulandos do Brasil, com mais de 10 milhões de inscritos e 16 mil videoaulas disponíveis, em 154 canais diferentes.

O projeto existe desde 2013, em parceria com a Fundação Lemann, que ajuda a selecionar os vídeos com um comitê de professores.

"A seleção serve como uma referência para o professor presente na plataforma. O canal ganha mais visualizações, e as pessoas sabem que o conteúdo é de qualidade", diz César Medeiros, que tem o maior canal de matemática do Brasil, o Nerckie.

Desde o início da plataforma, com 26 canais, foram 888 milhões de visualizações.

"A gente via que existia busca dos usuários pelo Enem, então sentimos a necessidade de incluir exercícios, além dos vídeos. O aplicativo vai ter uma linguagem bem jovem", afirma Flavia Simon, diretora de marketing no Google.

Além de fazer a triagem do conteúdo de seu canal educativo, o Google também divulga os vídeos em escolas e realiza oficinas para treinar professores que queiram fazer parte da plataforma.


Endereço da página: