Folha de S. Paulo


Veja o programa do fórum que discute caminhos para melhorar o ensino

Veja abaixo a programação do Seminário Internacional Caminhos Para a Qualidade da Educação Pública: Gestão Escolar, que acontece nos dias 2 e 3 de setembro, em São Paulo.

O evento, promovido pelo Instituto Unibanco e correalizado pela Folha, terá representantes de ensino da Austrália, Reino Unido e Canadá, além do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro.

As palestras e debates acontecem no Espaço Immensitá (av. Luiz Dumont Villares, 392, Jardim São Paulo), das 8h30 às 18h.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.seminariogestaoescolar.org.br

*

2 DE SETEMBRO TEMA PALESTRANTE
8h30 às 9h Credenciamento e boas-vindas -
9h às 9h30 Mesa de abertura Manuel Palácios (Secretaria de Educação Básica do MEC), Pedro Malan (vice-presidente do conselho do Instituto Unibanco) e Vinicius Mota (secretário de Redação da Folha)
9h30 às 10h Gestão escolar para resultados de aprendizagem: mérito, autonomia e equidade Ricardo Henriques (superintendente-executivo do Instituto Unibanco)
10h às 12h30 Gestão escolar: experiências em debate Barry McGaw (ex-presidente do conselho da Australian Curriculum, Assessment and Reporting Authority, Austrália), Manuel Palácios (secretário de educação básica do MEC), Mary Jean Gallagher (vice-ministra de Educação de Ontário, no Canadá) e Michael Wilshaw (chefe de Inspeções do Office for Standards in Education, do Reino Unido. Mediação: Vinicius Mota (secretário de Redação da Folha)
12h30 às 14h Almoço -
14h às 15h30 Perspectivas da gestão escolar para resultados de aprendizagem em Estados e municípios brasileiros Raquel Teixeira (secretária de Estado da Educação de Goiás), Maurício Holanda Maia (secretário de Estado da Educação do Ceará) e Julio Cesar da Costa Alexandre (secretário de Educação do município de Sobral). Mediação: Priscila Cruz (Todos pela Educação)
15h30 às 18h O que podemos aprender com as experiências nacionais e internacionais? Lucia Couto (gerente de desenvolvimento e conteúdo do Instituto Unibanco), Ricardo Paes de Barros (professor titular da cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper) e Ricardo Madeira (professor da Universidade de São Paulo). Mediação: Fábio Takahashi (repórter da Folha)
18h Encerramento do dia -

*

3 DE SETEMBRO TEMA PALESTRANTE
8h40 às 9h Café de boas-vindas -
9h às 10h Conferência - Ética e qualidade da gestão pública Renato Janine Ribeiro (ministro da Educação)
10h às 12h Cenários de gestão e resultados educacionais para o Brasil Anthony McNamara (associado internacional do National College for Teaching and Leadership, do Reino Unido), Claudia Costin (diretora-sênior para educação do Banco Mundial) e Francisco Soares (presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Mediação: Ana Estela (editora de "Mercado")
12h às 14h Almoço -
14h às 17h30 Perspectivas para a gestão escolar no Brasil: respostas à construção coletiva de conhecimento 14h às 14h30: Sistematização da construção coletiva de conhecimento - Mirela de Carvalho (Instituto Unibanco). 14h30 às 17h30: Reflexões à luz da problematização produzida pelo público - Barry McGaw (ex-presidente do conselho da Australian Curriculum, Assessment and Reporting Authority, Austrália), Mary Jean Gallagher (vice-ministra de Educação de Ontário, no Canadá), Michael Wilshaw (diretor de inspeções do Office for Standards in Education, do Reino Unido) e Sérgio Roberto Gomes de Souza (diretor da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do MEC). Mediação: Daniel Cara (Campanha Nacional pelo Direito à Educação)
17h às 18h Reflexões finais. Encerramento Ricardo Henriques (superintendente executivo do Instituto Unibanco)
18h Coquetel de encerramento -

Endereço da página: