Folha de S. Paulo


Segredos da redação: conheça técnicas para ir bem no Enem e no vestibular

Cem redações para corrigir num único dia, durante algumas semanas. Essa é a realidade dos professores que dão notas ao que os alunos escreveram durante o vestibular.

E, para eles, estilo, coerência e capacidade de reflexão são os principais pontos que fazem um texto nota 10.

A Folha conversou com um corretor da Unicamp e uma do Enem e da Unesp, que pedem anonimato por terem contratos de sigilo.

Segundo a corretora do Enem, cada professor segue uma grade fixa, dando notas entre zero e cinco para cinco competências diferentes. As maiores notas ficam com o quesito adequação à norma culta, enquanto o tópico que avalia as sugestões que cada candidato oferece para os problemas propostos é o que tem a média mais baixa.

As redações passam por dois corretores, e cada um é treinado para não levar mais de cinco minutos na avaliação de um texto. "A ideia é que a correção não seja subjetiva. Somos monitorados, temos que dar as mesmas notas nas planilhas."

Para ela, o texto que chama a atenção no Enem e pode chegar a uma nota máxima (mil) une argumentação coesa e proposta de intervenção detalhada. "Um texto bom é aquele que convence, com boa argumentação."

Danilo Verpa/Folhapress
O professor Nedilson Rodrigues, que foi corretor do Enem
O professor Nedilson Rodrigues, que foi corretor do Enem

Segundo Nedilson Cesar Rodrigues, professor do Colégio Marista Nossa Senhora da Glória e ex-corretor do Enem, o repertório do aluno conta, mas importante mesmo é não fugir do tema.

"Tive um aluno, no ano passado, que usou a redação para questionar o tema do Enem. Ele sempre tirava notas altas, tinha certeza de que ele tiraria mais de 900 no exame, mas não foi assim."

Para o corretor da Unicamp, o que mais chama a atenção no texto é o indício de autoria, uma "marca pessoal de escrita que seja funcional no texto". "Tem que ser original, atingir o leitor."

Com proposta mais livre, que pede dois textos menores no lugar de uma única redação, a Unicamp privilegia a capacidade de observação.

O corretor cita como exemplo a proposta de 2012, em que o aluno tinha de escrever um "verbete para uma enciclopédia online". "Basicamente, pediram que o aluno escrevesse um artigo pequeno da Wikipedia. Que aluno nunca leu a Wikipedia? Mas alguns estão tão fechados em escrever dissertação que acabam não entendendo isso."

Já a Fuvest "liga muito menos para a estrutura, para o texto quadrado, e muito mais para o conteúdo, o pensamento, a análise". Também valoriza muito o indício de autoria. A percepção é da professora Gabriela de Araújo Carvalho, coordenadora de redação do Poliedro - Paraíso. Há três anos, ela faz Fuvest apenas para participar da redação na segunda fase.

Gabriela conta que obteve nota dez na última prova, cujo tema era a "camarotização" social do Brasil. "Citei o rapper Emicida e usei exemplos do funk ostentação", diz.

Enem Fuvest Unicamp Unesp e Unifesp
Quanto Um texto, maior que sete linhas e menor que 30 linhas Um texto, que deve ter até 30 linhas Dois textos, em geral um resumo e uma dissertação Um texto, entre sete e 30 linhas
Escolha do tema Atual; normalmente a prova apresenta um problema social brasileiro e pede para que o estudante apresente uma solução Reflexiva, costuma ter temas abrangentes, ligados ao funcionamento da sociedade e que nem sempre têm solução Mais ligada ao mundo real, a proposta das redações da Unicamp dá tarefas para os estudantes. Normalmente, pede-se para que se coloquem em alguma situação cotidiana De caráter mais opinativo, a proposta normalmente envolve temas atuais e costuma exigir um posicionamento claro dos alunos
Redação nota 10 Além de bem estruturada e com argumentos construídos no estilo "causa e consequência", a redação nota 10 tem uma proposta de intervenção prática, detalhada e que envolve várias instituições da sociedade civil Com uma boa articulação e com argumentação que vá além dos textos da coletânea. Traços de autoria são valorizados na Fuvest, que tende a pontuar mais os textos que apresentem visões próprias do autor Um texto que une concisão, precisão no gênero proposto e criatividade no ponto de vista, com linguagem adequada à proposta (que tanto pode ser formal quanto coloquial) Aquela que tiver uma estrutura de argumentação bem consistente, mesmo se a opinião divergir do senso comum
Redação nota 0 Os textos que: ferem os diretos humanos; apresentem partes que não fazem parte do texto, como receitas de bolo ou até mesmo desenhos; ou que fujam completamente do tema Além das redações em branco, são zeradas aquelas que fugirem do tema ou do gênero de dissertação argumentativa É difícil tirar nota zero na Unicamp, pois são dois textos, a nota é dividida. Os erros mais penalizados são a fuga dos temas propostos e dos gêneros pedidos na prova Fuga do tema, letra ilegível, menos de sete linhas de extensão e identificação da autoria da redação em qualquer ponto da folha
Dica de ouro Durante o ano, leia criticamente jornais, revistas e portais de notícia. Na prova, tente dar proposições otimistas Tente criar repertório próprio, não só com a leitura de jornais e revista, mas com filmes, livros e observação do mundo ao seu redor Tente se colocar de verdade na situação proposta: analise até mesmo as emoções que ela provocaria Leia artigos de opinião, editoriais e crônicas e veja noticiários mais opinativos. Durante a prova, tente sair do lugar-comum e das frases feitas.

POLÊMICAS

Para Rodrigues, a redação da Fuvest é mais complicada que as de outros exames, porque pede um posicionamento claro dos alunos. "O repertório faz diferença", afirma.

Já a Unesp é um pouco menos severa com relação aos temas. De acordo com a corretora entrevistada pela Folha, os candidatos podem citar o texto-base em sua redação sem perder nota, ao contrário do que ocorre no Enem.

"O aluno precisa prestar atenção em como argumenta, no tipo de linguagem escolhida ", diz Rodrigues.

A corretora do Enem lembra de uma redação que zerou, há alguns anos, pois o aluno escreveu que a solução para o Brasil seria "matar" todos os políticos dentro de Brasília. "O Enem é uma prova mais otimista, ele analisa se o estudante tem propostas positivas", diz.

Nos outros vestibulares, não há uma indicação explícita de que certas opiniões podem zerar a prova, mas é preciso ter bom senso.

O corretor da Unicamp diz que nunca passou por uma situação dessas, mas que não acharia errado dar uma nota menor para um texto de teor preconceituoso. "Será que a faculdade vai querer aquele tipo de aluno?"

Para Gabriela, o problema está na coerência da argumentação. "Normalmente, os argumentos baseados em opiniões que ferem os direitos humanos ou que são mais preconceituosas não são bem fundamentados. Só isso já faz o texto perder nota", diz.


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