Folha de S. Paulo


Inscrições para o Sisu começam nesta segunda e terminam na quarta

As inscrições para a edição do segundo semestre do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) começam nesta segunda (8) e vão até às 23h59 de quarta-feira (10). A inscrição é grátis.

O sistema do Ministério da Educação é usado por instituições públicas de ensino superior para oferecer vagas a estudantes que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2014. Os interessados devem se inscrever pelo site do Sisu.

Serão selecionados alunos para mais de 1.500 cursos de graduação, distribuídos em quase 300 carreiras. Ao todo, o Sisu 2015 oferece 55.576 vagas em 72 instituições públicas, entre federais e estaduais. Cada estudante pode se inscrever para duas opções de vagas, que podem ser alteradas até o final da noite de quarta.

Quem quiser participar do Sisu não pode ter tirado nota zero na redação do Enem. Para confirmar a inscrição, é necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem. Quem não se lembrar desses dados pode recuperá-los pelo site do Enem.

CONCORRÊNCIA

Os inscritos devem definir se desejam concorrer às vagas de ampla concorrência, as reservadas de acordo com a lei de cotas ou as destinadas às demais políticas afirmativas de cada instituição.

Ao final das inscrições, o sistema seleciona automaticamente os melhores classificados em cada curso, segundo as notas do Enem. Se a nota permitir a classificação nas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente para a primeira alternativa.

Alunos que tentaram vagas pelo Prouni, que concede bolsas em instituições privadas, também podem participar do Sisu.


Endereço da página: