Folha de S. Paulo


Unesp traz temas ligados ao cotidiano dos estudantes, dizem professores

Para professores dos principais cursinhos de São Paulo, a prova da primeira fase do vestibular de meio de ano da Unesp, aplicada neste domingo (17), exigiu boa interpretação de texto e leitura atenta por parte dos estudantes.

Contudo, os docentes afirmaram que prova teve duas grandes surpresas. Primeiro, as questões de matemática e física, em especial, eram mais ligadas ao dia a dia dos candidatos.

"A maior diferença foi que as perguntas de matemática estavam mais contextualizadas, com questões do cotidiano, coisa que não tinha nas outras edições", afirma Célio Tasinafo, diretor pedagógico da Oficina do Estudante.

Confira aqui o caderno de questões e o gabarito.

Outro ponto levantado pelos professores foi uma possível dificuldade na utilização de um texto único para várias questões, nas provas de história, química e inglês. "Não houve uma distribuição ampla de assuntos, o aluno poderia se perder", afirma Vera Lúcia da Costa Antunes, representante do cursinho Objetivo.

Além disso, as questões sobre filosofia e sociologia foram bem marcantes e exigiam um vocabulário específico e boa leitura.

Outra mudança apontada por Tasinafo foi sobre as questões de biologia e geografia, as quais não se referiam apenas a problemas de sustentabilidade, tema muito presente em vestibulares dos outros anos. "Os assuntos foram bem distribuídos, sem predomínio de um outro tema", afirmou.

Já a prova de inglês girou sobre um único tema, a concentração de renda. "Isso exigiu do aluno o conhecimento do vocabulário econômico, mas nada do que não estivesse no currículo do ensino médio", afirma Vera.

RESULTADOS

O resultado da primeira prova será divulgado em 29 de maio e poderá ser acessado no site da Vunesp e na página oficial do vestibular da Unesp. Já
as provas da segunda fase acontecerão nos dias 13 e 14 de junho, sendo que os locais de exame serão divulgados cerca de duas semanas antes.

No vestibular do meio de ano de 2015, o Sistema de Reserva de Vagas para a Educação Básica Pública garante um mínimo de 25% das vagas de cada curso para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública.

Segundo a Unesp, isso deve ampliar a proporção de matriculados egressos de escolas públicas na universidade, que foi de 40,7% no ano passado.

CONCORRÊNCIA

Os candidatos disputam 360 vagas nas unidades de Bauru, Dracena, Ilha Solteira, Registro e Sorocaba. A prova também será realizada em Campinas, Franca, Guaratinguetá, São José do Rio Preto e São Paulo.

São 40 vagas para cada curso oferecido, entre agronomia, zootecnia e as engenharias ambiental, civil, de controle e automação, de produção, elétrica e mecânica.

O curso de engenharia civil é o mais concorrido, com 48,4 candidatos por vaga. Em seguida, vem o curso de engenharia de produção, com uma relação de candidato e vaga de 42,3


Endereço da página:

Links no texto: