Folha de S. Paulo


Unicamp tem menor número de alunos da rede pública em sete anos

O número de alunos de escolas públicas matriculados na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) caiu 21,4% neste ano e atingiu o menor número desde 2008.

Segundo o Comvest (comissão do vestibular), foram matriculados 997 estudantes vindos de escolas públicas em 2015, o que corresponde a 30,2% do total de ingressantes. No ano passado, esse número tinha chegado a 1.269, o que correspondeu na ocasião a 37% das matrículas.

O número de jovens que se declaram pretos, pardos e indígenas também caiu neste ano entre os matriculados, ficando em 16,4%. Foram 518 alunos nessa categoria, o que corresponde a 15,7% do total de ingressantes. No ano passado, eram 620, ou 18% do total de matrículas.

Com os números desse ano, a Unicamp fica mais longe de atingir a meta fixada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), de ter 50% das matrículas de USP, Unesp e Unicamp provenientes de escolas públicas e 35% de pretos, pardos ou indígenas.

RANKING

A Unicamp ocupa atualmente a 42ª posição no ranking britânico Times Higher Education, um dos mais importantes do mundo. O levantamento foi divulgado na semana passado e considera apenas escolas com menos de 50 anos.

Apesar de ter caído cinco posições, a universidade é a única escola da América Latina na lista, que considera as cem melhores do mundo em 2015.


Endereço da página:

Links no texto: