Folha de S. Paulo


MEC prorroga para 29 de maio prazo para renovação de contratos do Fies

Os estudantes que possuem contratos ativos do Fies terão um prazo adicional para solicitar a renovação do financiamento estudantil.

O prazo inicial para os pedidos se encerraria em 30 de abril, mas o Ministério da Educação decidiu prorrogar a data, em portaria a ser publicada nesta sexta-feira (24) no "Diário Oficial" da União. Agora, a data final será 29 de maio.

Balanço mais recente da pasta indica que do total de 1,9 milhão de contratos do Fies em vigor, 296 mil ainda não foram renovados. A extensão vale apenas para estudantes que já estão no programa –a data limite para novos contratos continua sendo o fim deste mês. Até o momento, foram firmados 242 mil financiamentos em 2015.

Em entrevista na manhã desta quinta (23) ao programa "Bom dia Ministro", da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), o ministro Renato Janine (Educação) mostrou otimismo diante da evolução do número de contratos renovados. "Acreditamos que até o dia 30 seja possível completar esse processo do Fies", disse.

Mas, ponderou que "se houver algum problema que impeça a conclusão desse processo até o dia 30 de abril, vamos evidentemente prorrogar o prazo". Ao alongar o prazo, a intenção é dar maior tranquilidade aos estudantes que ainda precisam pedir a renovação –a data de 29 de maio também é válida para aqueles que já possuem o Fies e querem trocar de curso ou instituição ou ainda obter um prazo maior de financiamento.

Editoria de arte/Folhapress

PLATAFORMA ÚNICA

Ao responder perguntas no programa, Janine afirmou que a intenção agora é simplificar o acesso do aluno às diferentes formas de entrada no ensino superior: Sisu (sistema em que são ofertadas vagas em instituições públicas), Prouni (bolsas para alunos de baixa renda) e Fies (financiamento para graduações privadas).

"A ideia é a seguinte: você não tem que entrar três vezes em plataformas diferentes ou entrar três vezes na mesma plataforma e preencher tudo. Uma vez feita a primeira inscrição [e sem obter sucesso], é só afirmar [interesse no programa seguinte]".

Até então, os pedidos de contratos do Fies poderiam ser feitos ao longo de todo o ano. Agora, a exemplo dos demais sistemas, o MEC definirá previamente o número de financiamentos disponíveis, com definição de um calendário próprio.

No final do ano passado, o MEC adotou mudanças no programa federal, como exigência de desempenho mínimo no Enem para acesso ao Fies e maior rigor sobre a qualidade dos cursos financiados. A partir disso, estudantes passaram a relatar dificuldade em acessar o sistema do financiamento e em renovar os contratos.


Endereço da página:

Links no texto: