Folha de S. Paulo


Carlos Nobre será o novo presidente da Capes

O comando da Capes, agência federal de fomento à pesquisa, terá um novo presidente: o climatologista Carlos Nobre assume o lugar de Jorge Guimarães, no cargo há 12 anos.

A informação foi divulgada nesta quinta-feira (16) pelo Ministério da Educação. Desde 2011, Nobre é secretário de políticas e programas de pesquisa e desenvolvimento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Formado em engenharia eletrônica pelo ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), é doutor em meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos EUA.

Em nota do MEC, o ministro Renato Janine (Educação) afirma que o novo titular da agência "é um dos maiores cientistas brasileiros". Recém-empossado no cargo, Janine já indicou outros dois nomes para a pasta.

Jesualdo Pereira Farias, então reitor da UFC (Universidade Federal do Ceará), assumiu a Secretaria do Ensino Superior, e Paulo Gabriel Nacif, reitor da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) passou a comandar a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão.As duas funções estavam vagas até então.


Endereço da página:

Links no texto: