Folha de S. Paulo


Número de matrículas no ensino médio teve nova queda no ano de 2014

O número de matrículas no ensino médio voltou a registrar queda em 2014, mas em ritmo menor se comparado a anos recentes.

De acordo com o último censo escolar, divulgado nesta quarta-feira (11) pelo Inep –órgão do Ministério da Educação– o país possui 8.300.189 matrículas nessa etapa do ensino, em escolas públicas e privadas. O número é 0,15% menor do que o registrado em 2013. Entre 2012 e 2013, a queda chegou a 0,7%.

Considerado um "gargalo" na educação básica, o ensino médio é um dos focos de atenção do Ministério da Educação neste segundo mandado da presidente Dilma Rousseff. A elaboração de um currículo para esses estudantes é um dos compromissos apresentados por Dilma.

Os primeiros dados do censo indicam ainda um aumento de matrículas da rede pública em tempo integral e um salto de estudantes cursando educação profissional. Entre 2008 e 2014, o número de matrículas nessa modalidade saltou de 942,9 mil para 1,78 milhão, o que corresponde a um crescimento de quase 90%.

REDE PRIVADA

Enquanto o ensino público registra sucessivas quedas de matrículas, a rede privada vem ampliando o número de estudantes –o movimento acontece em todas as etapas da educação básica, mas principalmente no fundamental. Os números indicam uma migração dos estudantes entre as redes.

Entre 2008 e o ano passado, o número de matrículas dos anos finais do fundamental público (6º ao 9º ano) caiu 15% (de 12,8 milhões para 10,9 milhões de matrículas). Em movimento contrário, na rede privada o percentual de aumento no período foi de 14,5% –de 1,57 milhão para 1,8 milhão.

INFRAESTRUTURA

O censo coleta ainda informações sobre infraestrutura das escolas, como acesso à biblioteca e internet. Os dados mostram que quadras esportivas e vias adequadas para alunos com deficiência, por exemplo, ainda são necessárias em boa parte das unidades.

Apenas 38% das matrículas em escolas públicas de ensino fundamental possuem acessibilidade para alunos com deficiência ou mobilidade reduzida. Entre as privadas, o percentual é um pouco superior (45%).

Ao mesmo tempo, 62% dos alunos do fundamental público estão em unidades com quadras de esporte. No ensino médio público, o percentual é de 82,4%.


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