Folha de S. Paulo


Candidatos ao Sisu 2015 podem fazer inscrições a partir do dia 19 de janeiro

Estudantes que fizeram o Enem de 2014 e não receberam nota zero na redação poderão participar, a partir do dia 19 deste mês, do Sisu, sistema online em que o desempenho no exame é utilizado para ingresso em instituições públicas de ensino superior.

Nesta segunda-feira (5), o Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União edital com as regras e cronograma da edição de início de ano do Sisu. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 19 e 22 de janeiro. Cada candidato poderá se inscrever em até duas opções de vaga, indicando a ordem de preferência.

O estudante pode participar da ampla concorrência ou se identificar como beneficiário da lei de cotas nas federais, destinada a alunos que cursaram o ensino médio na rede pública.

Ao contrário das edições anteriores, haverá apenas uma única chamada. O estudante pode ainda manifestar interesse em participar de lista de espera - o que deve ser feito entre 26 de janeiro e 6 de fevereiro.

A matrícula na instituição de ensino superior ocorrerá nos dias 30 de janeiro, 2 e 3 de fevereiro.

PROUNI

O MEC também divulgou o cronograma para inscrição no Prouni, programa que concede bolsa para alunos de baixa renda cursarem graduação em instituições privadas.

As inscrições poderão ser feitas entre 26 e 29 de janeiro e são direcionadas a candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou foram bolsistas integrais em escola privada. Pessoas com deficiência e professores da rede pública também são contemplados no programa.

A pasta exige desempenho mínimo de 450 pontos no Enem 2014 e nota acima de zero na redação. No caso do Prouni, haverá duas chamadas: a primeira em 2 de fevereiro, seguida de uma nova convocatória, no dia 19 do mesmo mês. O candidato pode ainda participar da lista de espera, indicado o interesse entre os dias 2 e 3 de março.


Endereço da página: