Folha de S. Paulo


Para professores, prova da Unesp foi bem feita e sem grandes dificuldades

A Unesp aplicou na tarde desta segunda-feira (15) a segunda e última prova do vestibular 2015. Na avaliação dos professores de alguns dos principais cursinho, a prova foi bem feita e sem grandes dificuldades para os candidatos que se prepararam para ela.

"Foi muito bem feita, bem elaborada. Teve apenas uma questão que poderia dar um pouco mais de trabalho, mas o restante da prova de português foi mais fácil. Seguiu o padrão Unesp, que costuma pedir mais interpretação, gramática voltada a interpretação, ao invés de focar na literatura", afirmou a professora Elizabeth de Melo Massaranduba, do cursinho Objetivo.

Prova de Linguagens e Códigos
Veja correção comentada do cursinho Objetivo
Veja a correção feita pelo cursinho Etapa
Veja a correção do cursinho Oficina do Estudante
Veja correção comentada do cursinho Anglo

A opinião foi bem parecida com a avaliação do diretor pedagógico da Oficina do Estudante, Célio Tasinafo. "Foi um prova bonita, bem feita, bem estruturada, e ao mesmo tempo sem problemas. Não houve surpresas e o aluno teve tempo para refletir. A redação sobre escravidão e preconceito racial no Brasil também permitiu um bom trabalho, boa redação".

A prova foi composta de 12 questões das matérias de português e inglês e de uma redação, cujo tema foi "O legado da escravidão e o preconceito contra negros no Brasil".

O tema foi defendido também pela professora Maria Aparecida Custódio, do cursinho Objetivo. "Achei um tema muito pertinente e atual. A Unesp selecionou muito bem os textos, que apontavam haver ou não preconceito no Brasil. O aluno então tinha que se posicionar".

Ao todo, mais de 45,5 mil pessoas tinham sido selecionadas para a segunda fase do vestibular. Apesar disso, 11,6% não compareceram nesta segunda-feira. O percentual de abstenção é um pouco maior do que o registrado no domingo (14), quando ocorreu a primeira prova da segunda fase e os ausentes chegaram a 10,6%.

Nesta edição, o sistema de reserva de vagas garante um mínimo de 25% das vagas de cada curso para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública. Isso deve ampliar a proporção destes alunos nos cursos da Unesp. No último vestibular, a proporção de jovens de escolas públicas matriculados foi de 40,7%.

Neste vestibular, a Unesp está oferece 7.260 vagas para no primeiro semestre de 2015. Ao todo, são 171 opções de cursos em 23 cidades do interior do Estado de São Paulo. A lista dos aprovados será divulgada no dia 28 de janeiro de 2015.


Endereço da página:

Links no texto: