Folha de S. Paulo


Prefeitura de SP diz que metas da Educação serão atingidas

O secretário municipal de Educação, Cesar Callegari, afirmou que a previsão é que sejam atingidas até o fim do mandato do prefeito Fernando Haddad (PT) as metas de expansão de vagas no ensino infantil e criação de CEUs.

Em relação às creches e pré-escolas, Callegari disse que até o meio do ano passado a gestão municipal estava com dificuldades para identificar terrenos onde poderia haver construções.

Segundo ele, em muitos casos os lotes encontrados tinham contaminação ou imbróglios jurídicos, e o governo municipal demorava para identificar os problemas.

Com isso, perdia-se tempo num processo que acabaria infrutífero. Agora, diz Callegari, a gestão criou uma espécie de protocolo para identificar se a área será viável antes de começar o trâmite burocrático de aquisição.

O gabinete do prefeito afirmou, por sua vez, que o cumprimento de suas metas foi prejudicado pela impossibilidade de aumento do IPTU neste ano (o que traria mais arrecadação) e do reajuste na tarifa do ônibus.

CONVÊNIOS

Callegari disse também que processos de parceria com entidades privadas estão mais ágeis. A ideia é que elas sejam responsáveis por metade da expansão em creches.

Em relação ao aumento da fila, o secretário disse que é um movimento decorrente da própria expansão da rede. Com mais vagas disponíveis, mais famílias vislumbram o posto. A explicação é a mesma da gestão Kassab.

Sobre os novos CEUs, Callegari afirmou que já está pronto o levantamento das áreas que serão utilizadas. Em relação ao ensino fundamental, o secretário disse que medidas já tomadas fizeram com que as escolas estejam "sendo levadas mais a sério, tanto pelas equipes escolares quanto pelos alunos".

O motivo, diz, é a maior possibilidade de reprovação, a obrigatoriedade de provas bimestrais e um sistema eletrônico em que os professores cadastram as atividades dadas.

A maior mudança na qualidade de ensino, disse Callegari, foi a adoção do trabalho de conclusão de curso, obrigatório para os formandos no fundamental. Segundo ele, isso faz com que alunos se engajem e professores trabalhem juntos, pois os estudos são interdisciplinares.


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