Folha de S. Paulo


Etecs divulgam locais de prova para o vestibulinho 2015; confira

As Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) de São Paulo divulgaram nesta segunda-feira (1°) os locais de prova do processo seletivo para o vestibulinho 2015. Confira aqui os locais de prova.

O exame será realizado no dia 7 de dezembro. A prova começa às 13h30 e terá quatro horas de duração. Mais de 300 mil candidatos se inscreveram para participar do exame.

A prova terá 50 questões de múltipla escolha, cada uma com cinco alternativas, relacionadas às diferentes áreas do saber (científico, artístico e literário), à comunicação e à expressão, em diversos tipos de linguagem, abrangendo conhecimentos comuns do ensino fundamental, de 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano.

O vestibulinho oferece mais de 82 mil vagas para os ensinos médio, técnico, técnico integrado ao médio e especialização técnica. Em todo o Estado são oferecidas 8.410 vagas para o ensino médio, 17.050 para o ensino técnico integrado ao médio e 53.639 vagas para cursos técnicos. Deste total, 1.890 vagas são para o técnico na modalidade semipresencial, por meio do Telecurso TEC.

Há ainda 2.756 vagas no Programa Vence (parceria com a Secretaria de Educação do Estado, em que o Centro Paulo Souza estende o ensino técnico integrado ao médio às escolas estaduais) e 610 vagas para 11 cursos de especialização técnica.

Das vagas para o ensino técnico, 8.855 são destinadas ao convênio entre o Centro Paula Souza, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo. Esse número inclui 7.625 vagas para cursos técnicos em 105 escolas estaduais de 68 municípios e 1.230 para os 21 CEUs (Centros Educacionais Unificados) da capital paulista. As aulas, oferecidas no período noturno, serão ministradas por professores das Etecs.

O curso técnico de Mecatrônica integrado ao Ensino Médio da Etec Martin Luther King, localizada na zona leste de São Paulo, tem o maior índice de candidatos por vaga pelo quarto ano consecutivo: 26,25, tendo como referência o vestibulinho do mesmo período.

Na habilitação técnica, o curso de Enfermagem, da Etec Carlos de Campos, também na capital paulista, teve 701 inscritos concorrendo às 40 vagas, o que representa 17,53 candidatos por vaga. Para os candidatos do Ensino Médio, a Etec Philadelpho Gouvêa Netto, de São José do Rio Preto, é a que apresenta a maior relação candidato/vaga: 20,50.

O candidato deve levar caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto 2, borracha e régua. Além disso, estava estar munido de um documento de identidade original.

O gabarito oficial será divulgado no mesmo dia do exame, a partir das 18h, nos sites do Centro Paula Souza e do Vestibulinho Etec.

O Centro Paula Souza é uma instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo.

PONTUAÇÃO ACRESCIDA

O Sistema de Pontuação Acrescida do vestibulinho das Etecs concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. O candidato pode somar os dois bônus e obter um acréscimo de 13%. O acréscimo de pontuação não se aplica aos candidatos inscritos para acesso às vagas remanescentes de 2º módulo e para os Cursos de Especialização.

O candidato que se enquadre nesses quesitos precisa fazer uma autodeclaração no momento da inscrição e informar se cursou integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, em instituição pública municipal, estadual ou federal.

A comprovação deve ser feita no ato da matrícula, por meio do histórico escolar do ensino fundamental ou a declaração escolar, discriminada série a série.


Endereço da página:

Links no texto: