Folha de S. Paulo


Veja a prova e o gabarito da Fuvest deste ano

A Fuvest, que organiza o vestibular da USP, divulgou a íntegra da prova e o gabarito oficial com as questões da primeira fase deste ano. O vestibular ocorreu na tarde deste domingo (30).

Confira a prova do vestibular da Fuvest
Veja gabarito da Fuvest deste ano
Acompanhe a correção comentada do Etapa
Acompanhe a correção comentada do Anglo
Confira a correção comentada do Objetivo

Neste ano, o exame teve 10,2% de abstenção, o que equivale a 14.457 candidatos ausentes. O número caiu em relação ao vestibular passado, quando a abstenção bateu recorde pelo terceiro ano seguido seguido e chegou a 11,5%.

A prova, composta por 90 questões de múltipla escolha, foi considerada difícil por candidatos ouvidos pela Folha.

Uma das questões que chamaram a atenção dos candidatos abordou a crise de abastecimento de água na Grande São Paulo. Nela os estudantes deveriam apontar os possíveis fatores que levaram à situação crítica.

O enunciado pede que o candidato aponte a "natureza" da situação, e, segundo o gabarito, a alternativa correta é a que diz ser "ecológica e política, posto que a reposição de água dos reservatórios depende de fatores naturais, assim como do planejamento governamental sobre o uso desse recurso".

Procurada, a gestão Geraldo Alckmin (PSDB) informou que a Fuvest tem liberdade para elaborar a prova e que não iria comentar a questão.

De acordo com a Fuvest, nenhum incidente foi registrado e nenhuma questão da prova foi anulada.

CORREÇÃO

A Folha acompanhará pelo site a correção dos cursinhos. A "TV Folha" transmitirá ao vivo um debate sobre a prova.

Participarão da conversa os professores Ricardo Helou Doca, do Objetivo, e Marcos Magri, da Adaptativa (parceira da Folha em simulados).

DATAS

A Fuvest seleciona alunos para 11.057 vagas dos 249 cursos da USP (Universidade de São Paulo) e para 120 vagas do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Para ser chamado para a segunda fase, a pontuação do candidato deverá ser igual ou superior à nota de corte na carreira. Essa nota é calculada levando em conta o número de vagas e a média de notas dos candidatos que concorrem à mesma carreira. O número de vestibulandos que serão convocados varia entre 2 e 3 por vaga.

No dia 22 de dezembro a Fuvest divulgará a lista dos aprovados e os locais de prova da segunda fase, que será realizada de 4 a 6 de janeiro de 2015.

Para os candidatos de música (Ribeirão Preto), artes cênicas, audiovisual, arquitetura e design, o vestibular continuará com as provas de habilidades específicas entre os dias 7 e 9 de janeiro.

No dia 31 de janeiro será divulgada a primeira chamada para matrícula.


Endereço da página:

Links no texto: