Folha de S. Paulo


Estudante esquece RG e quase fica de fora da Fuvest

A estudante Camila Chain, 19, não perdeu por pouco o vestibular da Fuvest, que é feito por cerca de 142 mil candidatos neste domingo (30).

De acordo com o pai da jovem, o técnico em construção Salim Chain, eles tiveram que voltar para casa, pois a filha havia esquecido o RG. Pouco antes do portão fechar, às 13h, ela surgiu correndo com os sapatos nas mãos.

"A gente chegou cedo, mas no meio do caminho ela lembrou que tinha esquecido o RG", disse Chain, ofegante.

Adriano Vizoni/Folhapress
Camila Chain, 19, foi a última candidata a entrar na Unip da Aclimação antes do fechamento dos portões para a 1ª fase da Fuvest
Camila Chain, 19, foi a última candidata a entrar na Unip da Aclimação antes do fechamento do portão

"Larguei o carro no meio da rua e viemos correndo", diz o pai. A filha conseguiu entrar na faculdade da Unip, no Paraíso (zona sul de SP), onde começou a prova.

No local, o coordenador José Luis Pires, 52, abriu os portões às 12h10, 20 minutos mais cedo que o previsto.

"Faço isso para evitar aglomeração aqui na porta. Assim o pessoal que chega cedo vai entrando com calma, e os atrasados encontram o caminho livre para entrar correndo", disse.

Às 12h59, um minuto antes do fechamento dos portões, Pires gritava pela rua, chamando candidatos atrasados.

Já Alan Gabriel, 27, não teve a mesma sorte que Camila. Ele chegou às 13h05 e já encontrou os portões fechados. Ele, que já é formado em química, veio do Peru para tentar cursar engenharia mecânica na USP.

"Saí às 11h de Paraisópolis [zona sul], mas peguei muito engarrafamento na avenida Santo Amaro. Não quero esperar mais um ano", disse.

Já Pedro Olarte Jr., 18, preferiu não arriscar e chegou às 11h ao local da prova. Ele veio de Campo Grande (MS) para tentar uma vaga em direito na Faculdade do Largo São Francisco.

"Ele quer estudar aqui. Se for preciso, a família toda vem para cá também", disse o funcionário Pedro público Olarte, 52, pai do garoto.

CORREÇÃO

Durante a tarde, a Folha acompanhará pelo site a correção dos cursinhos. A partir das 19h30, quando a Fuvest deve divulgar o gabarito, a "TV Folha" transmitirá ao vivo um debate sobre a prova.

Participarão da conversa os professores Ricardo Helou Doca, do Objetivo, e Marcos Magri, da Adaptativa (parceira da Folha em simulados).

O resultado da primeira fase do vestibular sairá em 22 de dezembro.


Endereço da página:

Links no texto: