Folha de S. Paulo


MEC amplia programa de idiomas para professor e técnicos do ensino superior

Professores, técnicos e estudantes de instituições públicas e privadas de ensino superior poderão participar de cursos de idiomas, online e presenciais, promovidos pelo governo federal.

O chamado "Idioma sem Fronteiras" segue os moldes do programa Inglês sem Fronteiras, lançado no final de 2012 pelo Ministério da Educação. A nova iniciativa amplia a possibilidade de línguas ofertadas e estende o curso ao corpo docente e técnicos-administrativos das escolas, além de estrangeiros interessados em aprender a língua portuguesa.

Professores de idiomas da rede pública de educação básica também estão entre os possíveis beneficiários.

Segundo o MEC, serão ofertadas aulas em oito idiomas: inglês, francês, espanhol, italiano, japonês, mandarim e alemão, além de português para estrangeiros. Ainda neste mês, poderão ser feitas inscrições para curso virtual de francês. O programa prevê ainda a aplicação de testes de proficiência e nivelamento.

O Idioma sem Fronteiras foi criado em portaria publicada nesta segunda-feira (17) no Diário Oficial da União, assinada pelo ministro Henrique Paim (Educação). Entre os objetivos, segundo o texto, está "contribuir para o aperfeiçoamento linguístico do conjunto dos estudantes" e o fortalecimento do ensino "da língua portuguesa e da cultura brasileira" no exterior.

Caberá à Capes (agência federal de fomento à pesquisa) e à Secretaria de Educação Superior do MEC definir o perfil dos bolsistas que integrarão o programa.


Endereço da página: