Folha de S. Paulo


Para professores, prova da Unesp não foi difícil e priorizou crise da água

Professores de cursos preparatórios para vestibular elogiaram a prova da primeira fase da Unesp, realizada neste domingo (16), considerando-a bem equilibrada e criativa. Para eles, nenhuma matéria ofereceu dificuldade excessiva.

"A mais difícil foi a de matemática, mas nenhuma foi dificílima", diz Vera Lúcia Antunes, coordenadora pedagógica do curso e colégio Objetivo. "A prova da Unesp é perfeita para uma primeira fase, é um modelo equilibrado que exige ter conhecimento e saber aplicá-lo."

Confira o caderno de questões | Gabarito

Para a professora, a prova mais fácil foi a de química, por ter abordado apenas um tema: a crise hídrica que atinge o Estado de São Paulo.

"A prova de química foi monotemática, mas isso a deixou interessante", diz o coordenador do Anglo, Luis Ricardo Arruda. Ele concorda que a prova foi a mais fácil, também por ter trazido apenas uma questão com cálculos.

Arruda considerou a prova de biologia a mais difícil. A coordenadora do Objetivo diz que os professores da área consideram a prova a melhor do Brasil na matéria, por incluir interdisciplinariedade.

Célio Tasinafo, diretor da Oficina do Estudante, também destaca a referência à questão hídrica feita pelas provas de química e geografia. "Foi a prova que mais explorou o assunto até agora", diz.

Para ele, a maior dificuldade para os alunos foi manejar o tempo, já que a prova incluía muitas questões de interpretação de texto, com enunciados longos. "Mas quem quer muito entrar na Unesp e fez as provas dos anos anteriores não encontrou dificuldade nenhuma", conclui.

Igor do Vale/Futura Press/Folhapress
FRANCA,SP,16.11.2014:VESTIBULAR 2015 UNESP/FRANCA - Movimentação em frente ao campus de Franca da Universidade Estadual Paulista (Unesp), na cidade de Franca (SP), neste domingo (16). Neste domingo são realizadas as provas da primeira fase do vestibular 2015. (Foto: Igor do Vale/Futura Press/Folhapress) *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***
Movimentação no campus de Franca da Universidade Estadual Paulista (Unesp), neste domingo (16)

PROVA

O exame teve início às 14h e se estendeu até as 18h (horário de Brasília). Foi realizado em 31 cidades paulistas, além de Brasília, Campo Grande (MS) e Uberlândia (MG). Com recorde de vestibulandos registrados (101.080), a etapa teve abstenção de 9,2% dos inscritos.

A avaliação foi composta de 90 questões de múltipla escolha divididas igualmente por três eixos de conhecimento: "linguagens e códigos" (que engloba língua portuguesa, literatura, língua inglesa, educação física e arte), "ciências humanas" (história, geografia e filosofia) e "ciências da natureza e matemática" (biologia, física, matemática e química).

O resultado desta primeira etapa será divulgado no dia 3 de dezembro, na página da Vunesp. Já a segunda fase está marcada para os dias 14 e 15 de dezembro. O resultado final será anunciado em 28 de janeiro de 2015.


Endereço da página:

Links no texto: