Folha de S. Paulo


Professores e alunos dizem que prova do Enem estava difícil no primeiro dia

Professores e estudantes afirmaram que o primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), neste sábado (8), foi mais difícil do que o exame costuma cobrar.

As matérias que mais exigiram, segundo eles, foram física e química, que estão dentro do grupo ciências da natureza. O exame teve também ciências humanas neste sábado (8)

"A prova fugiu do padrão do Enem, que costuma exigir bastante interpretação. Hoje, o aluno teve de saber conteúdo para ir bem", disse a professora do cursinho Objetivo Maria de Lourdes da Conceição Cunha.

O Enem é conhecido por não cobrar um grande aprofundamento das matérias, como vestibulares tradicionais.

O diretor pedagógico do cursinho Oficina do Estudante, Célio Tasinafo, elogiou a prova e a classificou com dificuldade de média a difícil. "O primeiro dia de testes valorizou quem treinou para resolver as 90 questões em 4h30. Por outro lado, os enunciados estavam mais enxutos que em 2013, e tornou a prova mais objetiva", disse.

Editoria de arte/Folhapress

Segundo Tasinafo, o Enem deu mais um passo para se aproximar de provas tradicionais, como a Fuvest (para ingressar na USP), mas ainda assim mantém a interpretação e interdisciplinaridade como foco. "Agora o aluno além de interpretar também deve ter um conhecimento mais profundo do que aprendeu no ensino médio para resolver as questões", afirmou.

O candidato Roberto Venceslau, 42, conta que realmente teve dificuldades com as questões de química. "Mas a parte de humanas até que estava fácil". Ele fez a prova na capital paulista.

Neste domingo serão aplicadas as provas de matemática e de linguagem, além de redação.


Endereço da página: