Folha de S. Paulo


Profissional de logística planeja fluxos de mercadorias e de informações

Logística é a área responsável por gerenciar os fluxos de mercadorias e informações de uma empresa, tanto dentro do território nacional quanto para outros países

Foi também o caminho escolhido por André Roos, 25, formado em comércio exterior, para seguir o plano de ter uma carreira global.

"Não queria apenas viajar, mas conhecer pessoas de fora, ter esse contato. Eu já falava inglês, então imaginei que [o curso] seria um bom caminho", conta.

Eduardo Knapp/Folhapress
Wender Prado, 35, que usa a tecnologia da informação na área logística
Wender Prado, 35, que usa a tecnologia da informação na área logística

Roos conseguiu chegar ao seu destino. Há 11 meses, ele fez sua primeira viagem internacional: embarcou para Hamburgo, na Alemanha.

A volta, em definitivo, está prevista para daqui a três anos. Nesse tempo, ele ficará na matriz da empresa de navegação onde trabalha, dialogando com o setor operacional e o comercial.

"Estou aqui como alguém que já trabalhou no 'front' comercial, ouvindo os clientes, e em parceria com o desenvolvimento", explica.

O transporte marítimo é o coração do comércio internacional e um dos "modais" mais importantes da logística, de acordo com Pedro Francisco Moreira, presidente da Abralog (Associação Brasileira de Logística).

Editoria de Arte/Folhapress

A demanda interna, porém, também é grande. "De pronto, não se encontra hoje um bom executivo de logística. O processo [de recrutamento] dura, em média, seis meses", afirma Moreira.

A principal característica buscada em um profissional é a capacidade analítica e de planejamento. Habilidade importante para decidir, por exemplo, onde uma fábrica deve ser instalada.

"O local é bom para receber a matéria-prima e fornecer aos clientes? A distribuição utiliza ou não depósitos no caminho? São algumas questões", exemplifica Jorge Luiz de Biazzi, professor da Fundação Vanzolini, instituição especializada na área.

Não só o fluxo de mercadorias é parte da logística, mas também o de informações.

"Hoje, não se faz isso [logística] sem o suporte da TI", diz o engenheiro de telecomunicações Wender Prado, 35. Ele é gerente do setor na Chep, uma das maiores multinacionais do ramo, onde trabalha há três anos.

Em 2013, ele foi escolhido para liderar a implantação de um sistema em oito países. Fez ao menos dez viagens. "Passava 15 dias aqui, 15 no exterior."

SEU OBJETIVO É...
Gerenciar o fluxo de informações e de mercadorias de uma empresa, com os menores custos

GRADUAÇÕES RELACIONADAS
- Administração
- Economia
- Comércio exterior
- Tecnologia da informação
- Logística (tecnológico)


Endereço da página: