Folha de S. Paulo


Estudantes da USP fazem passeata e decidem aderir a paralisação

Um grupo de estudantes da USP decidiu aderir a greve de professores e funcionários da universidade a partir da próxima terça-feira (27). Os alunos também fizeram uma passeata em direção a estação Butantã, onde dispersaram por volta das 21h40.

Cerca de 600 estudantes, segundo o DCE (Diretório Central dos Estudantes), fizeram uma assembleia antes da passeata e decidiram entrar em greve em apoio aos professores e funcionários. As duas categorias são contrárias a decisão da Comissão de Reitores de adiar as negociações de reajuste salarial.

Já a passeata até o metrô Butantã aconteceu em apoio a paralisação dos motoristas e cobradores de ônibus, que é considerada "legítima" pelo grupo, segundo Arieli Moreira, estudante de letras e membro do DCE. A Polícia Militar não divulgou o número de pessoas na manifestação.

A decisão da noite de hoje ainda será apresentada em assembleias em cada uma das faculdades da universidade.

PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS

Esta é a primeira greve por aumento salarial dos professores da USP desde 2004, quando a reitoria também negou o reajuste salarial à categoria. Na ocasião, o movimento durou 65 dias. A decisão pela greve aconteceu na tarde de hoje, após os funcionários decidirem o mesmo.

Em reunião com representantes dos servidores na manhã desta quarta, o Cruesp (Conselho de reitores das Universidades Estaduais de São Paulo), decidiu prorrogar as discussões sobre aumento salarial para setembro/outubro deste ano. Tradicionalmente, os servidores ganham reajuste em maio -em 2013, foi de 5,39%.

Os dirigentes universitários alegam que o comprometimento do orçamento com a folha de pagamento já está acima do adequado. Deveria estar próximo dos 85%, afirma, mas está em 105,33% na USP, 95,42% na Unesp e 97,33% na Unicamp.

O indicativo de greve também será votado na Unicamp e na Unesp. Em Campinas, os servidores se reúnem às 12h desta quinta (22). A votação nos diferentes campi da Unesp ocorrem durante todo o dia desta quinta.


Endereço da página:

Links no texto: