Folha de S. Paulo


Antropóloga substitui PM aposentado na chefia da segurança da USP

A professora e antropóloga Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer assumiu a chefia da segurança da USP no lugar do coronel reformado da PM Luiz de Castro Júnior, que estava no cargo desde março de 2012.

Ana Lúcia tem graduação em ciências sociais e em direito, mestrado e doutorado em antropologia social, todos pela USP. Desde 2003, ela é professora da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas).

Com a nomeação, ela passa a ser a nova superintendente de Prevenção e Proteção Universitária, junto à Superintendência de Segurança da Reitoria.

A mudança foi publicada na semana passada no "Diário Oficial" e corresponde a uma das primeiras decisões do novo reitor da universidade, o médico Marco Antonio Zago, que assumiu o cargo em janeiro deste ano.

A nomeação de Castro Júnior para o cargo, em 2012, aconteceu depois do convênio assinado entre a USP e a PM para o aumento de policiamento no campus. Isso ocorreu após o assassinato de um aluno dentro da Cidade Universitária durante uma tentativa de assalto.

A escolha de um policial aposentado havia sido controversa, uma vez que membros da universidade são contrários à ação da PM no campus.


Endereço da página: