Folha de S. Paulo


Universidade dará desconto de 30% para regularizar bolsas federais

Um dos maiores grupos educacionais de São Paulo, a Uniesp se comprometeu com o Ministério Público Federal a dar desconto de 30% a todos os seus alunos neste semestre e a regularizar os contatos do Fies e do ProUni na instituição.

Conforme a Folha revelou em março de 2012, a Uniesp estabelecia mensalidades diferentes entre os estudantes pagantes e os beneficiados por programas do governo.

Eram fixadas mensalidades mais altas aos que eram financiados pela União, o que fazia com que o valor repassado pelo governo fosse maior.

Na unidade do Brooklin (capital), por exemplo, a dívida do aluno do Fies era calculada com base em mensalidade de R$ 969,10, para o curso de administração.

Para os demais alunos, a mensalidade chegava a R$ 280, caso pagassem no primeiro dia útil do mês.

O Ministério da Educação abriu investigação contra a instituição. A apuração verificou também que a Uniesp oferecia bolsas do ProUni ou financiamento do Fies em cursos que não estavam autorizados pela pasta.

No termo de ajustamento de conduta assinado semana passada, a Uniesp se comprometeu, além de dar descontos a todos os alunos neste semestre, a cobrar a mesma mensalidade de bolsistas ou não e a sanar todos os problemas relacionados aos programas federais.


Endereço da página: