Folha de S. Paulo


MEC divulga nota do Enem 2013

O MEC divulgou na noite dessa sexta-feira o resultado do Enem 2013. Com a nota da prova, os estudantes poderão concorrer, a partir da próxima segunda-feira, a uma vaga nas instituições públicas que integram o Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Para consultar o resultado do Enem, é necessário acessar o site do Inep (órgão ligado ao Ministério da Educação e responsável pelo Enem) e informar CPF e senha cadastrada.

Pouco mais de 5 milhões de candidatos fizeram a prova em 2013.

A lista de instituições que estão oferecendo este ano vagas por meio do Sisu foi divulgada na última terça. No total, 115 faculdades e centros educacionais oferecem vagas para os interessados em ingressar no primeiro semestre de 2014.

Os jovens poderão escolher até duas opções de vagas. A inscrição poderá ser feita até as 23h59 do dia 10 de janeiro. A lista de selecionados será divulgada no dia 13 e as matrículas acontecerão entre 17 e 21 de janeiro. A segunda chamada sairá no dia 27, com matrículas entre 31 de janeiro e 4 de fevereiro.

O Estado com maior número de instituições ligadas ao Sisu é Minas (18), seguido pelo Rio de Janeiro (15) e pelo Rio Grande do Sul (9).

A disputa por vagas nas universidades e institutos federais mais do que dobrou desde a transformação do Enem em uma espécie de "vestibular nacional". Em média, oito candidatos disputavam cada vaga nas federais em 2008. Em 2012, essa proporção chegou a 17,3.


Endereço da página:

Links no texto: