Folha de S. Paulo


Inep revisa notas do Enem por escola e Objetivo Integrado passa a liderar lista

Nota técnica divulgada nesta quarta-feira (27) pelo Inep, órgão do Ministério da Educação, atualizou a lista de escolas que receberam a nota média dos estudantes do 3º ano no Enem 2012. Com isso, o colégio Objetivo Integrado passou a liderar o ranking, com nota 740,81.

Até ontem, com base nas notas divulgadas pelo Inep, o colégio mineiro Bernoulli era o primeiro na lista, com média 722,15. A nota considera o desempenho dos concluintes do ensino médio nas quatro áreas do conhecimento (matemática, linguagens, ciências da natureza e humanas).

Em 2011, o Objetivo Integrado também estava no topo do levantamento.

Editoria de Arte/Folhapress

A nota técnica informa que, até o momento, 24 instituições pediram reexame do Inep por não terem suas médias divulgadas. O órgão, responsável pelo Enem, afirma que isso não foi feito porque "em todos os casos, as escolas tiveram na base de inscritos do Enem em 2012 mais estudantes concluintes que o total de estudantes concluintes no Censo escolar de 2012, o que gera uma taxa de participação superior a 100%, o que impediu o cálculo da média"

Além do Objetivo Integrado, outras duas escolas tiveram suas médias divulgadas: o Colégio Classe A, de Mato Grosso do Sul (625,03) e o colégio Objetivo Integrado de Mogi das Cruzes (675,16).

A Folha conversou ontem com duas escolas de elite de São Paulo que haviam ficado fora da lista de notas no Enem divulgada pelo Inep-MEC.

Ambas disseram ter sido "pegas de surpresa". "Às sete da manhã já tinha gente me ligando para saber o que havia acontecido", afirma o diretor do colégio Santa Maria, Silvio Freire.


Endereço da página:

Links no texto: