Folha de S. Paulo


SP concentra 10 dos 30 melhores colégios do país no Enem 2012

São Paulo é o Estado brasileiro que concentra o maior número de colégios entre as escolas com o melhor desempenho no Enem 2012. Das primeiras 30 colocadas no ranking, dez são paulistas. Em seguida, estão Rio de Janeiro e Minas Gerais, ambos com sete colégios.

Os mineiros, contudo, se destacam por liderar o ranking com a melhor escola particular do país, ter o melhor colégio público do Brasil e ainda figurar com cinco escolas entre as dez primeiras -- São Paulo tem duas enquanto o Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia têm uma escola cada entre as dez melhores.

Apesar de perder a liderança do ranking divulgado hoje pelo Inep (órgão do Ministério da Educação responsável pelo exame), São Paulo conseguiu colocar um colégio a mais na lista das trinta melhores escolas dos país -- em 2011 nove escolas paulistas figuravam no índice.

Sudeste concentra 84 das 100 melhores escolas no Enem 2012
Quatro novas escolas entram no top 10 do Enem em São Paulo

Editoria de Arte/Folhapress

Segundo o ranking do , a melhor escola do Brasil é o colégio Bernoulli -Unidade Lourdes (média 722,1) que fica em Belo Horizonte (MG). A melhor pública é o colégio de aplicação da Universidade Federal de Viçosa, 4º no ranking, com média 706,22.

Em São Paulo o melhor colégio é o Vértice, 5º no ranking com média 705,56. Completam o ranking das três melhores escolas paulistas, o colégio Leonardo Da Vinci (10º) e o Móbile (16º).

No Rio de Janeiro o destaque ficou por conta do colégio São Bento, 3º lugar no ranking do Inep, com média de 712,79.

No total 11.239 escolas, públicas e privadas compõe o ranking. A divulgação abrange apenas aquelas instituições nas quais mais de 50% dos alunos do 3º ano do ensino médio fizeram a prova no ano passado.

Com esse recorte, 43,6% das escolas no país tiveram a nota calculada. O ranking, assim como no ano passado, considera a média nas quatro áreas (ciências humanas e da natureza, matemática e linguagens).

Assim como em edições passadas, as privadas dominam a lista das melhores colocadas. No Enem 2011, apenas 3 escolas públicas, todas federais, estavam na lista dos 50 colégios com melhor avaliação. Neste ano, são 4.

A escola estadual com o melhor desempenho no ranking é a escola técnica do governo paulista, na 53ª posição (nota média de 664,45). Os Estados são os principais responsáveis pelo ensino médio no país. Do total de 7,94 milhões de matrículas nessa etapa do ensino, 6,83 milhões (86%) estão na rede estadual.

Editoria de arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: