Folha de S. Paulo


Efeitos da Lei Seca é o tema da redação do Enem deste ano

O Ministério da Educação informou neste domingo que o tema da redação do Enem deste ano é : "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil".

De acordo com o ministério, os candidatos vão receber textos motivadores para desenvolver a redação. A produção da redação foi uma das áreas mais polêmicas do ano passado depois que foi identificado que alunos que escreveram até receita de macarrão teriam sido aprovados.

Barrados no 2º dia do Enem em SP culpam chuva e trânsito
Moradora de rua vai ao cabeleireiro e perde prova do Enem

A lei seca pune quem dirige alcoolizado. Os motoristas que forem flagrados embriagados são multados em R$ 1.915,40 e recebem sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Os motoristas também respondem a um processo para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

O exame começou às 13h (horário de Brasília) deste domingo e é a etapa mais longa e dura 5h30 --uma hora a mais do que a prova de ontem.

Os alunos que responder a 90 questões objetivas (de múltipla escolha) sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias.

Ontem, os estudantes responderam a 90 questões objetivas de ciências humanas e ciências da natureza.

A prova foi considerada multidisciplinar, como de costume, mas também explorou conteúdos com profundidade. O MEC eliminou 24 candidatos que postaram imagens da prova nas redes sociais.

Ao todo, 7,1 milhões pessoas se inscreveram no Enem neste ano --um recorde desde o surgimento do exame, em 1998. A previsão é de que os gabaritos do exame sejam divulgados na próxima quarta-feira (30).

A prova é utilizada na seleção de todas as universidades federais, pré-requisito para o acesso a programas como Ciência sem Fronteiras, Prouni e Fies, e certifica conclusão do ensino médio.


Endereço da página:

Links no texto: