Folha de S. Paulo


'Primeiro dia do Enem foi um êxito', afirma ministro

Em balanço preliminar do Enem 2013, o ministro Aloizio Mercadante (Educação) afirmou que o primeiro dia de prova transcorreu sem grandes turbulências. Ao todo, a pasta identificou 24 candidatos que postaram fotos já na sala de aplicação --e foram eliminados.

No ano passado, somente no sábado foram 37 estudantes.

Manifestações ficaram fora da prova no 1º dia do Enem
Inscrito como sabatista por engano, jovem espera 6 horas pelo Enem
Ansiosas, mães fazem vigília à espera dos filhos no 1º dia do Enem em SP

"A nossa avaliação do primeiro dia é que o Enem foi um êxito. Isso não quer dizer que a gente não tem que ter muita humildade e [seguir] trabalhando com seriedade. Todas as medidas de segurança foram eficientes", afirmou o ministro em coletiva de imprensa neste sábado (26).

Ainda hoje, cerca de 96 mil candidatos ainda farão o exame --eles estão entre os sabatistas. Adventistas e adeptos de determinados ramos do judaísmo guardam o sábado e não trabalham em proveito próprio nesse dia da semana.

Parte deles começa a prova às 19h. Os demais, em 13 Estados, além do Distrito Federal, farão o exame a partir das 20h, devido a uma decisão judicial.

Alan Marques/Folhapress
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, comenta o primeiro dia do Enem
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, comenta o primeiro dia do Enem

GESTANTE

Uma gestante de 20 anos deu início a trabalho de parto ainda no local de aplicação de prova, em Teresina (PI). "Ela sentiu as contrações, teve a bolsa rompida e foi conduzida ao hospital. A informação que temos é que é uma criança do sexo feminino", disse o ministro.

De acordo com monitoramento do Inep, órgão responsável pelo Enem, cerca de 700 candidatas gestantes tinham possibilidade de dar à luz nesse período. Elas estão em 315 municípios, onde as secretarias de saúde foram acionadas.


Endereço da página:

Links no texto: