Folha de S. Paulo


Com recorde de inscritos, começa prova do Enem em todo país

Começou às 13h deste sábado (horário de Brasília) a aplicação das provas do Enem em todo o país. Esse é o primeiro dia do exame. A outra prova acontece amanhã no mesmo horário. Os estudantes em Estados com fuso horário diferente ou fora do horário de verão devem ficar atentos para não perderem a prova.

Neste sábado, primeiro dia, os inscritos vão responder a questões de ciências humanas e ciências da natureza. Amanhã (27), serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e matemática, além da redação, que representa 50% da nota total.

Ao todo, 7,1 milhões pessoas se inscreveram no Enem neste ano --um recorde desde o surgimento do exame, em 1998. A previsão é de que os gabaritos do exame sejam divulgados na próxima quarta-feira (30).

A prova é utilizada atualmente na seleção de todas as universidades federais, pré-requisito para o acesso a programas como Ciência sem Fronteiras, Prouni e Fies, e certifica conclusão do ensino médio.

SEGURANÇA

Neste ano, fiscais de prova receberão, além da listagem dos alunos inscritos, um relatório dos homônimos de sua sala --o objetivo é evitar que o candidato, por distração, receba o cartão de respostas de outro estudante de mesmo nome.

Como no ano passado, o MEC vai monitorar as redes sociais. Caso identifique o aluno que postar textos ou fotos da salada do exame, ele será eliminado. No ano passado, isso ocorreu com 65 inscritos.

No passado, a realização do exame já passou por falhas de segurança. Em 2009, a prova foi furtada da gráfica que a imprimia por um funcionário do consórcio Connasel, contratado para aplicar o Enem. O exame foi cancelado e uma nova prova foi aplicada aos inscritos.

Em 2011, alunos do Colégio Christus, no Ceará, receberam, antes do Enem, material com questões que caíram na prova. Elas estavam em um pré-teste do MEC aplicado na escola em 2010 para verificar o nível de dificuldade da prova e, de acordo com a Polícia Federal, foram copiadas.


Endereço da página: