Folha de S. Paulo


Conferir regras da prova do Enem e descansar são prioridades

Chega de estudar: quem está entre os 7,1 milhões de estudantes que devem fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) hoje e amanhã precisa agora prestar atenção nas regras da prova para não ter surpresas na última hora.

O MEC pede que os alunos cheguem ao local de prova às 12 horas, no horário de Brasília, quando os portões serão abertos. O exame terá início impreterivelmente às 13 horas (horário de Brasília).

7 milhões fazem o Enem hoje e amanhã
Enem já muda práticas curriculares de colégios de SP
Folha terá correção do Enem 'em tempo real'
Análise: Preço de escola também pode influenciar em nota no Enem

É importante conferir com atenção o local de prova na página do Inep-MEC (sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova). Estudar o trajeto pode evitar atrasos.

Vale a pena verificar também o que deve ser levado no dia da prova. O documento de identificação deve ter foto. E a caneta a ser usada no exame tem de ser preta fabricada em material transparente (veja quadro ao lado).

Boné, material de consulta, dispositivos eletrônicos estão entre os itens proibidos.

Após conferir o que pode e o que não pode na prova, é hora de descansar diz o psicólogo da PUC-SP Antonio Carlos Amador Pereira.

"O que tinha de ser estudado já foi. Agora é importante manter a tranquilidade", diz. "Quem fica pensando que vai mal acaba indo mal."
Uma dica do especialista? "Dormir bem. Uma noite mal dormida custará caro."


Endereço da página:

Links no texto: