Folha de S. Paulo


Avanço do setor de infraestrutura garante vaga para engenheiros

O avanço brasileiro na área de infraestrutura nos últimos anos não esgotou as frentes de atuação para o seu grande projetista e construtor: o engenheiro civil.

Engenheiro leva química do laboratório para a indústria

São aeroportos, portos, rodovias e ferrovias, além de pontes, prédios e habitações que ainda precisam ser criados e mantidos de pé.

"É possível ver a quantidade de coisas por fazer ao nos depararmos com os congestionamentos e os problemas de escoamento da produção agrícola. Tudo isso é trabalho para os engenheiros civis", afirma Alex Kenya Abiko, chefe do departamento na Poli (Escola Politécnica da USP).

Esse profissional pode atuar no desenvolvimento de projetos e em empresas de consultoria. Também pode trabalhar em construtoras, coordenando obras, e com operação e manutenção.

De acordo com Abiko, não há setor mais ou menos vantajoso, pois há muito o que ser feito em todas as áreas.

"Vamos ter um mercado muito promissor para as engenharias no futuro", diz.

O conselho federal da categoria, porém, afirma que hoje a demanda por engenheiros está equilibrada --"diferentemente do cenário apontado no ano passado", em que se falava em deficit de profissionais na área.

Karime Xavier/Folhapress
Natã de Oliveira, 22, esta no quinto ano de engenharia civil. Ele analisa terrenos a serem adquiridos pela empresa onde trabalha
Natã de Oliveira, 22, esta no quinto ano de engenharia civil. Ele analisa terrenos a serem adquiridos pela empresa onde trabalha

Além da afinidade com as ciências exatas, a sensibilidade é um ponto importante para ingressar na carreira.

Para elaborar ou construir uma obra, por exemplo, o profissional deve levar em conta as peculiaridades da região e sua população.

Silvia Andrade Martinuzzo, 25, se formou em 2010 e há dois anos e meio trabalha projetando rodovias. Segundo ela, seu trabalho conversa com diversos campos. "Para fazer um traçado, tenho que, entre outras coisas, saber qual o tipo de solo e a profundidade do lençol freático", afirma.

Natã Medeiros de Oliveira, 22, está no quinto ano do curso e atua com novos negócios e prospecção de terrenos a serem comprados pela empresa onde trabalha.

Para ele, o setor é desafiador e exige, além de noções de economia e de direito, habilidade para negociar.

"Em uma obra, a gente aprende muito, mas na área de projetos sempre há um novo desafio", afirma o estudante.

RAIO-X DA CARREIRA

Salário médio
R$ 4.604,41

Jornada semanal
41,7 horas

Empregabilidade
90,1%

Cobertura previdenciária
88%

Fonte: Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada)

ONDE ESTUDAR

Mackenzie
Inscrições até 26.nov
mackenzie.br

Unesp
Inscrições até 15.out
vestibular.unesp.br

FEI
Inscrições até 22.nov
fei.edu.br

Anhembi Morumbi
Inscrições até 4.out
portal.anhembi.br


Endereço da página:

Links no texto: