Folha de S. Paulo


Flexibilidade de horário permite a dentista investir na formação

O dentista com seu motorzinho pode ser um pesadelo para muita gente, mas ele é um profissional fundamental. É o responsável pela saúde e pela beleza dos dentes e de parte do rosto.

Entre as vantagens da profissão estão a alta empregabilidade --90%, de acordo com o Ipea-- e a possibilidade de organizar o próprio horário, caso o profissional opte por ser autônomo.

Marcelo Ribeiro Bergamini, 34, trabalhou por um ano num consultório particular antes de montar seu próprio negócio, em 2003.

"Tenho autonomia para atender o paciente no tempo que ele precisa ser atendido, usando as formas que aprendi serem as mais corretas, sem as regras de uma clínica que não é minha", diz.

A flexibilidade de horários possibilitou que ele concluísse a especialização e o mestrado em dentística --campo responsável pela recuperação da anatomia e da função dos dentes.

Essa e outras áreas relacionadas a estética e implante terão destaque nos próximos anos, segundo o diretor do curso de odontologia da Unip, Carlos Allegretti.

Mas o cenário de atuação é mais amplo. Hoje, o dentista pode ser consultor em empresas de produtos odontológicos e trabalhar em operadoras de planos de saúde.

Zé Carlos Barretta/Folhapress
O dentista Valdemar Pereira Miná Neto, 24, inicia seu trabalho neste mês em uma UBS (Unidade Básica de Saúde) na capital
O dentista Valdemar Pereira Miná Neto, 24, inicia seu trabalho neste mês em uma UBS (Unidade Básica de Saúde) na capital

SAÚDE PÚBLICA

A saúde pública também é uma boa aposta. "A especialização nessa área tem sido uma tendência devido à ampliação do serviço público", afirma Claudio Miyake, presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.

Recém-formado, Valdemar Pereira Miná Neto, 24, optou por essa estabilidade. "A ideia de ter um salário fixo e não depender da sazonalidade da economia pesou na decisão", conta.

Ainda neste mês, Valdemar inicia seu trabalho em uma UBS (Unidade Básica de Saúde) na Grande São Paulo.

Com foco na área pública desde o início da graduação, ele desenvolveu um projeto para uma comunidade ribeirinha da Bahia com ênfase em educação e saúde bucal.

"Numa perspectiva futura, promover saúde e trabalhar com a prevenção será cada vez mais importante do que a ação curativa."

O curso de odontologia dura de quatro a cinco anos, incluindo o período de estágio, em que os alunos atendem pacientes sob supervisão de um docente.

RAIO-X DA CARREIRA

Salário médio
R$ 4.238,65

Jornada semanal
37,5 horas

Empregabilidade
90%

Cobertura previdenciária
78,6%

Fonte: Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada)

ONDE ESTUDAR

Unesp
Inscrições até 15.out
vestibular.unesp.br

São Leopoldo Mandic
Inscrições até 11.out (internet) e de 12 a 16.out no campus Campinas
vestibular.slmandic.edu.br

Unip
Inscrições até 24 horas antes da prova
unip.br/vestibular


Endereço da página:

Links no texto: