Folha de S. Paulo


Veja o que observar ao visitar uma escola de educação infantil

Conhecer o espaço da escola é o primeiro caminho para descobrir se a proposta pedagógica é concretizada.

Na educação infantil, que envolve creches e pré-escolas, a estrutura física deve possibilitar a movimentação e a independência dos pequenos.

Além da existência de espaços amplos, é importante verificar se os materiais são acessíveis e adequados para a idade da criança.

Áreas verdes e "cantinhos" para atividades específicas, como descanso, leitura e artes, estimulam a capacidade de exploração e de escolha.

Questões de segurança e acessibilidade também devem ser observadas, como a proteção de janelas e sacadas e a quantidade de escadas.

A formação e o número de profissionais são pontos que demandam atenção especial. Veja outros deles a seguir.

Carolina Daffara/Editpria de Arte/Folhapress

O QUE PERGUNTAR NA VISITA

- Qual é o projeto pedagógico?

- Quais são as atividades desenvolvidas pela criança?

- O espaço físico é condizente com a proposta?

- Qual é a formação dos professores?*

- Quem acompanha as crianças?

- Como é a comunicação entre a família e a escola?

- Como é feita a adaptação do aluno?

TAMANHO DOS GRUPOS

Proporção recomendável de alunos por professor:

Até 2 anos: 1 professor para 6 a 8 bebês;

3 anos: 1 professor para cada 15 crianças;

De 4 a 6 anos: 1 professor para cada 20 crianças

* É recomendável ter nível superior em pedagogia, mas a lei permite a atuação de profissionais com apenas o magistério (nível médio) até o quinto ano do ensino fundamental; o auxiliar não precisa ter formação na área.


Endereço da página: