Folha de S. Paulo


Inscrições no simulado do Enem vão até dia 21; prova pode ser feita a partir de amanhã

Foram prorrogada até as 23h59 do dia 21 de setembro as inscrições para os estudantes interessados em participar do Simulado Folha Enem 2013, organizado em parceira com a empresa de tecnologia educacional Adaptativa.

A inscrição é gratuita e deve ser feita no site

Realizada pela internet, a prova terá 180 questões objetivas e uma redação. As perguntas, inéditas, foram desenvolvidas pela equipe de professores da Adaptativa. Estão distribuídas nas quatro áreas de conhecimento do Enem: ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática.

As três etapas do simulado podem ser resolvidas entre amanhã (16) e o domingo (22), no horário de preferência do inscrito.

A primeira parte aborda questões de ciências humanas e da natureza e deve ser resolvida em até quatro horas e meia. Para a segunda, que envolve matemática e linguagens, o tempo é o mesmo. Já para a redação, o estipulado é uma hora.

As questões serão corrigidas com a mesma tecnologia adotada pelo MEC (Ministério da Educação), a TRI (Teoria de Resposta ao Item).Esse sistema confere maior pontuação às questões mais difíceis, considerando o índice de acerto das perguntas no grupo que faz o exame.

O boletim com as notas e a análise de desempenho individual estarão disponíveis a partir de 4 de outubro, no mesmo site.

O estudante que obtiver o maior número de acertos na parte das questões será premiado com um tablet.

O simulado Folha-Adaptativa traz ainda uma novidade nesse tipo de exame eletrônico --a redação será corrigida de maneira colaborativa pelos próprios alunos.

Depois de receber o texto corrigido, o estudante será convidado a reescrevê-lo e a submetê-lo novamente.

O usuário mais participativo na correção das redações também ganhará um tablet.


Endereço da página:

Links no texto: