Folha de S. Paulo


Secretaria da Educação de SP abre 9.000 vagas para estágio

A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo está com as inscrições abertas para o processo seletivo que escolherá universitários de cursos de licenciatura para trabalhar na rede de ensino.

Ao todo, serão oferecidas 9.000 vagas em 1.373 escolas participantes no Estado. Os jovens escolhidos vão receber bolsa de R$ 420 e um auxílio-transporte de R$ 180. O estágio tem duração de um ano e poderá ser renovado por igual período.

A coordenadora do programa Residência Educacional, Sandra Lazzarin, explica que o processo seletivo, que deve acontecer em outubro, terá questões de conhecimentos gerais, de matemática e de língua portuguesa. "Ao ser aprovado, o universitário poderá escolher a escola onde deseja atuar". Sandra afirma que os selecionados começam a trabalhar em 2014. A carga horário do estádio é de seis horas diárias.

Sandra explica que o estudante poderá usar o programa como as horas de estágio obrigatórias para os cursos de licenciatura.

Segundo a coordenadora, os participantes poderão ser futuramente professores da rede e que o programa tem o objetivo de permitir que os estudantes conhecem o dia a dia das escolas estaduais.

A ideia é que o universitário participe de todas as atividades escolares, inclusive na sala de aula. "O professor da rede vai se dedicar ao aluno com mais dificuldades. O residente participará de atividades com os estudantes que não precisam de tanta atenção, afinal, ele é um professor em formação", afirma.

Os interessados têm até o dia 24 de setembro para fazer a inscrição por meio do site da secretaria.

A coordenadora diz que essa é a segunda fase do programa. Em agosto passado, 900 alunos foram selecionados e já atuam na rede por meio do programa. Segundo ela, na primeira seleção foram 5.000 inscritos e a expectativa agora é por um número ainda maior.


Endereço da página:

Links no texto: