Folha de S. Paulo


Projeto do MEC quer incentivar docência entre alunos do ensino médio

O Ministério da Educação lançará em breve um programa para estimular alunos do ensino médio a seguir a carreira de professor. De acordo com a pasta, hoje há um déficit de 170 mil docentes de matemática, física e química na educação básica.

"Ele vai ter um professor orientador, um tutor e uma universidade apoiando, para fomentar esse interesse em matemática, física, química e biologia. São áreas que o Brasil precisa olhar com mais atenção", disse o ministro Aloizio Mercadante (Educação) nesta terça-feira (10).

A intenção é que esses estudantes acompanhem projetos de iniciação científica --os monitores da iniciativa serão justamente os graduandos inscritos no Pibid (Programa Institucional de Iniciação à Docência).

Inicialmente, 30 mil estudantes serão selecionados --a expectativa é ter um grupo de 100 mil alunos inscritos no novo programa. Cada um deles receberá uma bolsa mensal de R$ 150, como mostrou reportagem da Folha em maio.

O ministro afirmou ainda que alunos do ensino médio receberão um kit chamado "aventuras da ciência", para as áreas de matemática, física, química, biologia e astronomia. "São equipamentos simples que o aluno vai poder levar para casa e desenvolver experiências, com orientações do professor."

GREVES

Durante seminário realizado pela ONG Todos pela Educação, o ministro citou a falta de docentes nas escolas, mas criticou o que considera um excesso de faltas dos profissionais.

"É um direito e lutamos por isso, mas as greves estão tendo períodos muito prolongados", afirmou.

No Rio, professores da rede municipal decidiram semana passada manter a paralisação, iniciada em 8 de agosto. Entre as demandas dos docentes estão reajuste salarial e redução do número de alunos por turma.


Endereço da página: