Folha de S. Paulo


Secretário estuda mudar pagamento de bônus para professor de SP

O secretário da Educação, Herman Voorwald, disse ser contrário ao uso das avaliações de alunos como fator para pagamento de bônus a funcionários ou para avaliação do desempenho de diretores. Ele estuda mudar o modelo.

Em 2008, durante o governo José Serra (PSDB), foi criado um bônus a professores e funcionários ancorado no desempenho das escolas no Idesp (indicador estadual que considera nota dos estudantes em português e matemática e as taxas de aprovação).

"Toda avaliação que tenha um ganho na ponta deixa de ter a pureza da avaliação", disse o secretário do governo Geraldo Alckmin (PSDB).

Voorwald afirmou que apresentou ao governador um novo modelo de pagamento de bônus. "Alteremos o pagamento do bônus. Não o Idesp", disse o secretário. A alteração ainda não foi fechada pela gestão estadual.

A secretaria já identificou casos de fraudes na prova. Há casos em que os professores ajudaram os estudantes a resolverem as questões.

O Idesp tem como base o Saresp, prova criada em 1996 na gestão Mario Covas. Inicialmente, o exame era usado apenas para avaliar a situação da rede de ensino.

"O aluno, ao saber que a avaliação traz ganho ao profissional, tem comportamento com variáveis diferentes. Vai influenciar, por exemplo, se ele gosta ou não do professor", disse Voorwald.


Endereço da página: