Folha de S. Paulo


Inscrição no Revalida pode ser feita até 30 de julho

O Inep, órgão vinculado ao Ministério da Educação, divulgou nesta segunda-feira (15) edital para inscrição no Revalida, exame utilizado hoje por 37 instituições públicas para revalidar diploma de medicina obtido no exterior.

A inscrição na prova pode ser feita a partir de hoje até o dia 30 de julho. O exame terá duas etapas: a primeira acontece em 25 de agosto, e é composta por 110 questões objetivas e 5 discursicas. A segunda fase, de avaliação de habilidades clínicas, será realizada em 20 de outubro.

O valor da inscrição na primeira etapa é de R$ 100. Os médicos classificados para a segunda fase precisam desembolsar outros R$ 300.

Oficializado em 2011, o Revalida apresenta altas taxas de reprovação. Em 2012, dos 884 candidatos que fizeram o exame, só 8,7% foram aprovados.

PRÉ-TESTE

Foi divulgado ainda edital para participação de alunos do 6º ano de medicina matriculados em instituições nacionais. A intenção é constatar se são verdadeiras as críticas de que a prova tem um nível de exigência muito alto e, eventualmente, "calibrar" o exame do próximo ano.

A intenção é que cerca de 4 mil estudantes, de instituições públicas e privadas, participem da iniciativa. O desempenho no exame não terá nenhum efeito sobre a formação dos estudantes. No edital, o Inep informa que o "estudante participante do Estudo poderá solicitar sua avaliação individual". (FLÁVIA FOREQUE)


Endereço da página: