Folha de S. Paulo


Prova de alfabetização será aplicada em novembro

Entre os dias 11 e 21 de novembro, alunos do 3º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino farão, pela primeira vez, um exame de caráter nacional.

Um dos objetivos da prova é "oferecer subsídios à formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas e programas de intervenção ajustados às necessidades diagnosticadas", segundo portaria do Inep, órgão do Ministério da Educação, publicada nesta segunda-feira (24) no "Diário Oficial da União".

Além da chamada ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização), prevista no pacto nacional pela alfabetização na idade certa, estão agendadas para esse período a aplicação da Prova Brasil, para os alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e a avaliação amostral da última série do ensino médio.

O exame é aplicado a cada dois anos e tem a função de avaliar a educação básica no país - ele é um dos principais componentes do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que analisa a qualidade de escolas, Estados e municípios.

Os alunos do 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio farão "em caráter experimental", testes de ciências. Por isso, afirma a portaria, o exame para esses alunos será realizado em dois dias. A inclusão dessa disciplina foi anunciada pelo ministro Aloizio Mercadante (Educação) no início de 2012.

Hoje, o exame analisa o desempenho dos alunos em matemática e português.

O resultado da prova aplicada aos alunos do 3º ano do fundamental será divulgado até maio de 2014. O desempenho dos demais estudantes será divulgado até julho do próximo ano.


Endereço da página: