Folha de S. Paulo


Site do Enem sofre ataque de hackers, afirma ministro

O ministro Aloizio Mercadante (Educação) afirmou nesta terça-feira (28) que o site para inscrições no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013 sofreu dois ataques de hackers, de impacto "pequeno e médio" no sistema.

Apesar da ação externa, o número de inscrições na edição deste ano foi recorde: ao todo, foram 7.834.024 candidatos. Os ataques, disse o ministro, não impactaram no processo de inscrição e não têm a ver com a falha momentânea que aconteceu ontem no sistema de inscrição.

Ontem, prazo final para inscrição no exame, candidatos relataram em redes sociais lentidão no processo de inscrição --segundo o ministro, o site teve picos de até 120 mil inscrições por hora.

Candidatos pagantes têm até amanhã para fazer o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$35. Estão isentos da quantia concluintes do ensino médio da rede pública de ensino e candidatos cuja família tem renda per capita de até 1,5 salário mínimo.

Em evento do Pronatec, o ministro destacou a demanda por educação no país, mas reconheceu que o ensino médio é o "problema mais grave" no país. De acordo com Mercadante, 3,5 milhões de jovens entre 15 e 17 anos estão no ensino fundamental.

As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro, a partir das 13h. Os portões, porém, serão abertos às 12h. O resultado no exame permite ao candidato a participação no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior.

O MEC destaca também que uma boa avaliação no Enem é requisito para participação do estudante nos programas ProUni (Universidade para Todos) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

PROBLEMA PONTUAL

Na madrugada de ontem, a mensagem "inscrições encerradas" apareceu indevidamente no site do Enem 2013 durante as tentativas de acesso de vários estudantes. A mensagem incorreta permaneceu no ar por cerca de 15 minutos --nesse período, o processo de inscrição não foi interrompido, disse a pasta. (FLÁVIA FOREQUE)


Endereço da página:

Links no texto: