Folha de S. Paulo


Governo alemão confirma que adotará celulares criptografados

O governo alemão quer se proteger contra grampos através da utilização de celulares capazes de criptografar os dados da comunicação. Cerca de 3.000 smartphones com essa função foram distribuídos a funcionários do governo federal, e esse número deverá ser ampliado, afirmou nesta segunda-feira (28) um porta-voz do Ministério do Interior da Alemanha.

Atualmente, a relação entre EUA e Alemanha está abalada devido a casos de espionagem dentro de setores do governo envolvendo os serviços secretos americanos.

Além disso, as revelações de que o celular da chanceler federal alemã, Angela Merkel, e de seu antecessor, Gerhard Schröder, teriam sido grampeados pela NSA (Agência de Segurança Nacional) dos EUA provocaram indignação.

O Ministério do Interior inicialmente não confirmou notícia do jornal "Bild", de que 20 mil celulares com criptografia seriam comprados pelo governo. Segundo o porta-voz, a maioria dos celulares é da marca Blackberry, da empresa canadense Research in Motion.

Os aparelhos, que custam cerca de € 2 mil cada, garantem, segundo o tabloide, uma transmissão segura de dados. Especialistas, porém, divergem se os celulares oferecem uma proteção realmente eficaz ou se apenas atendem a níveis básicos de segurança.


Endereço da página: