Folha de S. Paulo


Polícia de Berlim investiga ataque à embaixada brasileira

A polícia de Berlim está investigando a motivação por trás do ataque com pedras perpetrado por um grupo de encapuzados na madrugada desta segunda-feira (12/05) contra a Embaixada do Brasil na capital alemã.

"Ainda não temos certeza absoluta do que levou essas pessoas a atacarem o prédio, mas por causa da atual situação no Brasil estamos trabalhando com a possibilidade de ter sido um ataque com motivação política", afirmou nesta terça um funcionário da polícia à DW Brasil.

Por volta da 1h de segunda-feira, um grupo de pessoas encapuzadas se aproximou do prédio da missão brasileira, na região central de Berlim, e atirou pedras contra a sua fachada.

Segundo a polícia, cerca de 80 pedras foram atiradas, danificando ao menos 31 janelas.

Os suspeitos conseguiram fugir antes de a polícia chegar ao local. Horas depois, um grupo de esquerda não identificado divulgou um manifesto na internet assumindo a autoria do ataque.

Segundo o documento, tratava-se de uma ação de protesto contra os gastos excessivos com a Copa do Mundo.

O texto termina com a expressão "Nao (sic) vai ter Copa" e foi publicado em alemão numa plataforma de radicais de esquerda.

Deutsche Welle
Embaixada brasileira em Berlim é apedrejada por grupo de encapuzados
Embaixada brasileira em Berlim é apedrejada por grupo de encapuzados

A embaixada havia informado que apenas quatro pessoas haviam participado da ação. Nesta terça-feira, porém, a polícia disse não poder quantificar com exatidão o número de envolvidos no episódio.

A polícia berlinense trabalha com a possibilidade de acusar o grupo por danos criminais.

Esse tipo de acusação normalmente prevê como pena uma multa ou até dois anos de prisão. "No entanto, ainda é cedo para saber como os suspeitos serão acusados porque tudo depende do que a investigação vai descobrir", disse o funcionário.

POSIÇÃO OFICIAL

O Ministério das Relações Exteriores emitiu nota condenando o ato como vandalismo. De acordo com o documento, a ação "causou danos materiais e colocou em risco a integridade física das pessoas que trabalham e residem no prédio da embaixada".

"O incidente está sendo apurado pelas autoridades alemãs competentes, em estreita cooperação com a Embaixada do Brasil", afirma a nota. "O governo alemão prontificou-se a manter segurança policial constante em torno do edifício."


Endereço da página: