Folha de S. Paulo


Especialistas defendem uso do transporte coletivo

Para especialistas em trânsito, a construção de mais vias nas cidades da região é uma solução a curto prazo. Eles defendem o incentivo e melhorias para o transporte público.

José Bernardes Felex, doutor em transportes pela USP, disse que a construção de viadutos e túneis serve apenas para transferir o trânsito de um local a outro.

"As prefeituras não conseguem acompanhar o aumento da frota. Por isso, precisam encontrar alternativas para reduzi-la."

Uma alternativa para o transporte coletivo é a construção de faixas exclusivas, que garantem maior velocidade aos ônibus.

Em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo), por exemplo, a prefeitura calcula que as faixas exclusivas possam aumentar a velocidade dos ônibus de 15 km/h para 25 km/h. Antes, porém, precisa convencer os comerciantes do centro a liberarem as vagas de estacionamento nas ruas e avenidas.

Para Carlos Alberto Guimarães, especialista em transportes pela Unicamp, a garantia de confiabilidade e eficácia do transporte público é a "chave" para aumentar o número de usuários dos ônibus.

"As pessoas estariam dispostas a largar o conforto do carro se soubessem que podem confiar no transporte público. As garantias essenciais são pontualidade e segurança", disse Guimarães.

Além da melhora no transporte coletivo, os especialistas disseram que restrição de estacionamento pode ajudar a dar maior fluidez no centro.


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