Folha de S. Paulo


Afresco descoberto durante restauro é de Portinari, conclui estudo

Um laudo encomendado pela Fundação Casa de Portinari concluiu que o afresco encontrado sob 15 camadas de tinta durante o restauro do Museu Casa de Portinari, em Brodowski (a 339 km de São Paulo), é realmente de autoria de Candido Portinari (1903-1962) em parceria com outros artistas ainda desconhecidos.

O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (29).

De acordo com o projeto, a obra foi feita em 1937. O estudo batizou a pintura mural em afresco de "Madona Com Menino Jesus". A dimensão da obra que está estampada em um a das paredes da casa é 67 x 60 centímetros.

Silva Junior - 22.set.2014/Folhapress
João Candido, filho do pintor Candido Portinari, observa afresco descoberto em museu
João Candido, filho do pintor Candido Portinari, observa afresco descoberto em museu

O afresco, que retrata uma mulher de cabelos negros segurando um menino com olhos "azul Portinari" (tipo de pigmento encontrado nas obras do artista), foi divulgado em maio pelo museu.

Desde então, a suspeita era que a obra fosse de autoria do artista que costumava pintar nas paredes da casa, onde também recebia amigos que faziam o mesmo.

Os pesquisadores analisaram outras pinturas murais que estão na casa de Brodowski para elaborar o estudo sobre a descoberta, como "Sagrado Coração de Jesus", de 1937, de Portinari e "Cabeça", de 1942, de José Moraes.

Com o laudo, a obra será catalogada ao acervo do artista como autoria compartilhada.


Endereço da página:

Links no texto: