Folha de S. Paulo


Romeiros são 5% dos 11 milhões de visitantes de Aparecida

Os romeiros representam cerca de 5% dos 11 milhões de visitantes que o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida recebe por ano.

Já os cerca de 3.000 peregrinos que percorrem o Caminho da Fé representam somente 0,5% do total, de acordo com dados do santuário.

O padre Domingo Sávio, reitor do santuário, disse, no entanto, que as peregrinações são importantes para a Igreja Católica porque mantêm vivo um costume da própria santa.

Segundo ele, pela tradição católica, Nossa Senhora tinha como hábito caminhar até Jerusalém para se encontrar com Deus.

Para recepcionar os peregrinos, o santuário inaugurou em 2012 a Cidade do Romeiro, um espaço com hotel e área verde, praça de alimentação e 380 lojas.

O Caminho da Fé também significou um reforço para Tambaú (a 255 km de São Paulo), município da região de Ribeirão Preto que tem forte presença do turismo religioso por causa das histórias envolvendo os supostos milagres do padre Donizetti Tavares de Lima (1882-1961).

A cidade recebe em média 250 mil turistas anualmente, sendo 600 deles peregrinos, de acordo com o encarregado de turismo da administração municipal, Edilson de Faria.

"O número de peregrinos, em comparação com o de turistas em geral, é muito pequeno. Mas, ainda assim, é uma atração e uma fonte de renda a mais para a cidade", afirmou.


Endereço da página:

Links no texto: