Folha de S. Paulo


Pai tenta salvar filho e os dois morrem em acidente de trabalho em Serrana (SP)

Pai e filho morreram na manhã desta quinta-feira (18) em um acidente de trabalho em uma usina de produção de asfalto em Serrana (a 313 km de São Paulo).

Segundo a Polícia Civil, Sérgio Aparecido Franco, 58, tentou socorrer o filho, Sérgio Aparecido Franco Júnior, 30, que ficou preso em uma máquina que tritura pedras para produzir asfalto.

Os dois foram "engolidos" pelo equipamento, segundo o delegado Maurício Eduardo de Brito, de Serrana

Divulgação
Sérgio Aparecido Franco, 58, e Sérgio Aparecido Franco Júnior, 30, que morreram em acidente de trabalho nesta quinta (18)
Sérgio Aparecido Franco, 58, e Sérgio Aparecido Franco Júnior, 30, que morreram em acidente de trabalho nesta quinta (18)

A assessoria da usina, administrada pela Leão Engenharia, informou que os dois trabalhavam na limpeza da máquina -o filho dentro do equipamento e o pai do lado de fora- quando ela começou a funcionar.

Ninguém soube explicar os motivos de a máquina ter começado a operar. Outros funcionários estavam próximos ao local e serão ouvidos pela polícia, que abriu um inquérito para apurar as causas do acidente de trabalho.

Fiscais do Ministério do Trabalho devem comparecer nesta sexta-feira (19) à usina para fiscalizar o funcionamento dos equipamentos e o uso de itens de segurança pelos funcionários.

PRÁTICA COMUM

Em nota, a empresa disse que abriu uma sindicância interna para investigar o que ocorreu e afirmou que a utilização do maquinário era uma prática comum e que os dois tinham conhecimento de como operá-lo.

O delegado afirmou que ainda não é possível apontar o que aconteceu. Peritos do Instituto de Criminalística estiveram na usina nesta quinta e coletaram provas.

Pai e filho moravam juntos em Cravinhos, com o restante da família. Segundo a assessoria da empresa, Franco era funcionário da usina há 30 anos, como operador de usina de solo. O filho começou a trabalhar no local no ano passado, como auxiliar operacional.

A usina ficou isolada durante toda a tarde para o trabalho da perícia. Funcionários foram dispensados de suas atividades.


Endereço da página: