Folha de S. Paulo


Filmes e novelas aumentam procura pelo espiritismo, dizem especialistas

As produções de filmes e de novelas sobre o espiritismo têm aumentado o interesse pela doutrina e inflado palestras e atendimentos em centros.

O último levantamento oficial sobre o número de espíritas no país é do Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2010. Cerca de 2% da população segue a doutrina.

No entanto, seguidores da doutrina alegam que, desde então, o número de adeptos só cresce.

Segundo a presidente estadual da USE (União das Sociedades Espíritas), Júlia Nezu, a divulgação de filmes, como o nacional "Nosso Lar", é um motivos do aumento da procura pela doutrina.

Em Franca (a 400 km de São Paulo), o diretor de doutrina da USE, Adolfo de Mendonça Junior, disse que aumentou a procura nos centros espíritas e que há casas que precisaram aumentar os dias de atendimento.

"Vem aumentando a cada ano o número de grupos espíritas sem personalidade jurídica, que ocupam outros espaços para suas reuniões", disse Mendonça Junior.

Segundo ele, existem centros que fazem reuniões quatro vezes por semana e, nos outros dias, eles cedem o espaço para outro grupo que não têm sede própria.

"Como são muitos centros na cidade, essa prática vem se tornando frequente."

"Sentimos este aumento na procura pelas palestras e pelos livros", disse Felipe Salomão, um dos diretores do Idefran (Instituto de Divulgação Espírita de Franca).

Para Mendonça Junior, outro motivo que tem feito aumentar a procura pela doutrina é a cura para as dores físicas e emocionais.


Endereço da página: