Folha de S. Paulo


Parada há 6 anos, Cidade da Energia pode ser retomada com parceria

Paralisado há seis anos, o projeto de implantação da Cidade da Energia, em São Carlos (a 232 km de São Paulo), pode ser retomado no próximo ano com uma nova parceria com o setor privado.

Bandeira do governo petista, que governou a cidade de 2001 a 2012, o projeto tem como objetivo abrigar um complexo para reunir eventos do setor bioenergético e pesquisas na área de desenvolvimento sustentável.

O projeto tinha previsão de ser inaugurado em 2010, com recursos da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), da prefeitura e do governo federal, mas ainda não saiu do papel por causa de problemas ambientais.

A associação até mesmo chegou a desistir do projeto no início de 2013.

De acordo com a Prefeitura de São Carlos, a nova proposta é que o projeto seja incorporado ao Polo Industrial Logístico Hipermodal, que irá abrigar a Orygen, fábrica de medicamentos para doenças complexas, como câncer e as autoimunes.

Inicialmente, o projeto Cidade da Energia seria instalado em uma área de 240 hectares da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), mas teve que ser alterado por problemas na licença ambiental.

Ainda de acordo com a prefeitura, os proprietários do polo hipermodal disseram que irão separar uma área para abrigar as empresas do setor médico e para as empresas de energia renováveis.

A Abimaq informou que retomou a discussão para o início do projeto e que a conclusão do acordo para o início das obras só deve ocorrer em janeiro.


Endereço da página:

Links no texto: