Folha de S. Paulo


De 80 denúncias de vazamento de água, Daerp só resolve 40 por dia

O Daerp (Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto) recebe, por dia, cerca de 80 reclamações por vazamento de água, segundo o superintendente Marco Antonio dos Santos.

A função da autarquia é atender estas reclamações e consertar os vazamentos. No entanto, o departamento só consegue atender metade dos pedidos diários.

"A água está vazando aí na rua há umas duas semanas. Já chamaram o Daerp, mas não vieram resolver", afirmou a empresária Érica de Souza Contin, sobre um vazamento na rua Rodrigues Alves, na Vila Tibério, em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo).

Na quadra ao lado do vazamento apontado pela comerciante, ela afirmou que os funcionários da autarquia demoraram uma semana para fazer o reparo.

Edson Silva - 21.nov.2014/Folhapress
Vazamento de água em rua da Vila Tibério, em Ribeirão
Vazamento de água em rua da Vila Tibério, em Ribeirão

Em outubro, a secretária de Infraestrutura, Isabel de Faria, disse à Folha que o "grande vilão" para o problema dos buracos na cidade são os vazamentos do Daerp, que causam estragos no asfalto.

Segundo relatório do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), do Ministério das Cidades, Ribeirão "perde" 23% de toda a água que capta.

São cerca de 21 milhões de metros cúbicos perdidos com vazamentos de água.

Segundo Santos, o trabalho diário do departamento é feito com cerca de dez equipes, que arrumam vazamentos e reparam o asfalto.


Endereço da página: